Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2025 10h53 - Atualizado em 25/09/2025 10h56

Prodest promove palestra sobre saúde mental para funcionários

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu, em parceria com a Unimed Vitória, a palestra com o tema “Setembro Amarelo – Coragem de falar, força de viver”. Realizado na tarde dessa quarta-feira (24) no auditório do órgão, o evento teve como um dos objetivos destacar a importância da saúde mental na qualidade de vida.

A palestrante foi a psicóloga Sthefany Christo que abordou inicialmente a criação da campanha “Setembro Amarelo”, lançada em 1994 nos Estados Unidos, e que foi adotada no Brasil a partir de 2014. Em seguida, foi apresentada uma definição de saúde mental que abrange a capacidade de uma pessoa lidar com os desafios da vida, mantendo a funcionalidade, os vínculos saudáveis e o bem-estar próprio.

No evento, houve um quiz com perguntas relativas ao tema da palestra. Essa atividade foi realizada para verificar como está o nível da saúde mental dos funcionários. “A partir desse questionário, é possível também avaliar se uma pessoa precisa de um atendimento psicológico para cuidar das próprias emoções”, explicou Sthefany Christo.

A palestrante também mostrou dados sobre o número de suicídios que ocorrem anualmente no mundo (700 mil) e no Brasil (14 mil). De acordo com a psicóloga, a maioria dos suicídios ocorre na faixa dos 15 aos 29 anos.

“Em geral, a dificuldade de falar sobre o tema e a desinformação estão entre os principais fatores que dificultam tratar da saúde mental. Já o isolamento social, eventos estressantes (lutos, traumas, entre outros) e problemas para compartilhar sentimentos com amigos e familiares são sinais de alerta sobre o risco de suicídio que não podem ser ignorados”, detalhou a psicóloga.

Na avaliação da palestrante, ter uma boa situação financeira não elimina o risco de as pessoas enfrentarem problemas de ordem psicológica. “Há pessoas famosas, como o humorista Whindersson Nunes e a cantora Lady Gaga, que passaram por dificuldades ligadas à saúde mental. Para ajudar pessoas nessa situação, o fundamental é praticar a escuta e a empatia, além de encorajá-las a seguir em frente”, pontuou Sthefany Christo.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras