Governo do Estado do Espírito Santo
03/04/2025 14h32

Prodest participa do desenvolvimento do site do Observatório da Segurança Pública

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) desenvolveram o site do Observatório da Segurança Pública (https://observatorio.sesp.es.gov.br/). Nele, estão todas as estatísticas criminais do Estado de forma simples e prática para consulta dos cidadãos. 

No site, os internautas podem acessar infográficos com relatórios analíticos sobre os principais indicadores criminais, além de painéis interativos com dados de interesse público, como homicídios, crimes patrimoniais, violência contra a mulher, letalidade policial, mortes no trânsito, afogamentos e pessoas desaparecidas.

A partir das estatísticas produzidas pela Gerência do Observatório da Segurança Pública (Geosp) da Sesp, a equipe do Prodest passou a trabalhar na estrutura do site, que também conta com as ações de Notícias, Fale Conosco, Arquivos, Links Úteis, Indicadores da Segurança Pública em 2025, entre outros.

O site do Observatório da Segurança Pública tem como principal objetivo aprimorar a divulgação dos indicadores criminais no Espírito Santo, oferecendo uma plataforma acessível e transparente. Com dados estruturados de forma intuitiva, a iniciativa busca atender jornalistas, pesquisadores e cidadãos, facilitando o acesso a informações essenciais sobre a segurança pública no Estado.

Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, a criação do site reforça o papel estratégico da tecnologia na transparência governamental. “Ao disponibilizar os dados de maneira clara e ágil, a Sesp permite uma análise mais precisa da realidade da segurança pública, estimulando uma participação mais ativa da sociedade na construção de políticas eficazes para o combate à criminalidade”, destacou Cornélio.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras