Os impactos da Inteligência Artificial (IA) e de outras tecnologias emergentes na Administração Pública nortearam os debates na 3ª edição do Tech Gov ES, que aconteceu nessa quinta-feira (08), no Centro de Convenções de Vitória, na Capital.
Na abertura, o diretor-geral do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio, afirmou que a inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano dos cidadãos e nos processos governamentais, deixando de ser uma promessa e se consolidando como uma realidade.
Marcelo Cornélio também destacou os investimentos do Governo do Estado para melhorar os serviços digitais, como o novo Portal de Serviços, que terá recursos de IA, e o segundo Data Center do Estado, que são iniciativas ligadas ao Programa ES+ Inteligente.
“Para a inteligência artificial agregar valor à sociedade, é fundamental utilizar essa ferramenta com ética, inovação e foco na proteção de dados. E para essa tendência ser colocada em prática, vamos continuar trabalhando para a tecnologia tornar o Governo cada vez mais próximo do cidadão”, pontuou Cornélio.
Representando o governador do Estado, Renato Casagrande, no evento, a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, ressaltou que a tecnologia e a inovação são temas centrais e estratégicos no Governo do Espírito Santo e de fundamental importância para continuar mudando a vida da população capixaba.
“O Governo capixaba vem realizando o maior volume de investimentos da história do Estado, o que inclui as ações ligadas à tecnologia e à inovação, que resultam em mais eficiência da máquina pública, mais transparência e melhor atendimento aos cidadãos”, salientou a secretária Emanuela Pedroso.
Entre os investimentos em transformação digital do Governo do Estado estão o Cerco Integrado e Inteligente, o Portal Único de Informação e Bases Integradas (Portal Inteligente), o novo Data Center e o novo Centro Integrado de Defesa Social do Espírito Santo (Cides), todos integrantes do Programa ES+ Inteligente.
Também participaram da abertura o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira; o diretor-presidente do Banestes DTVM, Tasso Lugon; e o diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETPI), Ellen Gera.
Painéis
Os debates sobre as tendências tecnológicas começaram com o painel “Transformação digital no Governo do Espírito Santo: IA e Inovação para um Governo mais Ágil e Eficiente”. O moderador foi o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
No painel, foram destacados diversos exemplos sobre como a Tecnologia da Informação (TI) está aperfeiçoando os serviços da Administração Pública em diversos setores. Participaram o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno; o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira; e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Luiz Carlos Lessa.
Também estiveram presentes no painel o CEO da Xerlock, Hamilton Alves, e o CTO de Inteligência Artificial da Intelliway Tecnologia, Frederico Comério. O Prodest participou do painel “Infraestrutura Resiliente: Soluções de Software, Hardware e Nuvem para um Governo Digital Inteligente”.
O moderador foi o gerente de Integração do Instituto, Cleufis Rangel. A autarquia também foi representada pelo gerente de Sistemas, Alessandro Frizzera, e pelo gerente de Plataforma, Reinaldo Martins.
Na avaliação de Reinaldo Martins, é fundamental o Prodest manter os investimentos em infraestrutura tecnológica para que os serviços de TI tenham mais redundância e resiliência, com foco na alta disponibilidade do atendimento aos órgãos públicos.
Segundo Frizzera, é muito importante priorizar o monitoramento eficiente das aplicações para manter o funcionamento pleno dos sistemas estruturantes (responsáveis por viabilizar o uso de outras ferramentas) e dos sistemas estratégicos, adotados por toda a Administração Pública com grande influência na prestação de serviços.
O painel ainda contou com as presenças do gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Subsecretaria de Transformação Digital, Ronald Alves; do professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Rafael Emerick; do senior Digital Development Specialist do Banco Mundial, Julián Najles, e do CEO da GRIX, Eliézio Mesquita.
Data Center e LGPD
No evento, o Prodest também foi representado pelo diretor setorial Técnico, Luis Augusto Lima, e pelo encarregado pelo Tratamento de Dados (DPO), Rodrigo Faustini. Ambos foram, respectivamente, moderadores nos painéis “Eficiência energética em Data Centers na era da IA: Sustentabilidade e performance em equilíbrio” e “Segurança Cibernética, Gestão de Risco e LGPD”.
O último painel do evento contou com o tema “Desafio dos CEO´s & CIOs frente ao uso da Inteligência Artificial” e teve a moderação da jornalista Ana Paula Lobo, do portal Convergência Digital.
Participaram o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio; o diretor-presidente da ETIPI, Ellen Gera; o diretor-presidente da Banestes DTVM, Tasso Lugon; a professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Camila Zacche; o gerente corporativo de TI da Multix, Alessandro Ventorin, e o presidente da Tecnisys, Giovanni Coelho.
Com o apoio institucional do Prodest, a terceira edição do Tech Gov ES também contou com palestras sobre as principais tendências da TI e foi organizado pela empresa Network Eventos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
Telefone: (27) 3636-1118