Governo do Estado do Espírito Santo
24/08/2021 09h55

Prodest contribui para o Espírito Santo ser o Estado mais transparente do País nos dados da vacinação da Covid-19  

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) ajudou por meio dos serviços tecnológicos a tornar o Estado do Espírito Santo o mais transparente do Brasil nos dados da vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Na última sexta-feira (20), a ONG Open Knowledge Brasil (OKBR) deu nota máxima para o Espírito Santo no Índice de Transparência da Covid-19 3.0 (ITC-19). Para esse resultado ser atingido, o Prodest disponibiliza no portal www.coronavirus.es.gov.br todas as informações sobre o número de doses recebidas pelo Estado, a quantidade distribuída aos municípios e a evolução da administração da 1ª e 2ª doses, com dados por município. 

A autarquia também é responsável pelo uso da tecnologia de Business Intelligence (BI), que permite atualizar diariamente os painéis de vacinação e de aplicação de doses, onde são informados a quantidade de doses aplicadas por laboratório e o percentual da população já vacinada. Neles, também estão disponíveis os números relativos à cobertura vacinal em cada grupo prioritário, além do perfil de gênero, raça/cor e idade dos vacinados.

“Fazer com que o Estado do Espírito Santo seja cada vez mais transparente é uma das nossas metas. Essa conquista envolve diversos órgãos governamentais e mostra como o alinhamento de ações é fundamental para o Poder Público evoluir a cada dia”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Além da autarquia, o fornecimento de dados sobre a atuação do Estado na pandemia envolve a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e outros órgãos e entidades estaduais que disponibilizaram informações para publicação no portal oficial sobre o novo Coronavírus no Estado.

Histórico

Em junho deste ano, o Estado já tinha alcançado o primeiro lugar na avaliação da OKBR. Atualmente, na terceira fase, o ITC-19 ampliou o número de critérios de transparência avaliados, passando a analisar, além da disponibilidade e qualidade de dados epidemiológicos e de infraestrutura de saúde, os indicadores sobre a vacinação nos Estados e no Governo Federal. 

Foram analisados itens como: notificações de casos, idade, sexo e raça/cor de pacientes confirmados e de pessoas vacinadas; informações sobre grupos prioritários e cobertura da vacinação; além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados, e doses de vacina recebidas e distribuídas. 

No ano passado, o Estado já tinha ficado em primeiro lugar na avaliação anterior da OKBR sobre a eficiência do poder público em fornecer informações atualizadas e confiáveis sobre a Covid-19, assim como no índice da Transparência Internacional Brasil, que analisou a transparência nos dados sobre os gastos realizados para o enfrentamento à pandemia. 

Outro resultado importante foi o Espírito Santo ter voltado, neste ano, ao 1º lugar em transparência pública no País, de acordo com a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada em março. Na avaliação, o Estado recebeu nota máxima, ocupando o topo do ranking entre os 27 Estados. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 / 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

 

Eric Lopes Menequini / Prodest

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras