Governo do Estado do Espírito Santo
26/10/2020 09h38

Impacto do avanço tecnológico no mercado de trabalho e no acesso às informações públicas encerra a VI Semana Estadual de TIC

O impacto da transformação digital no mercado de trabalho e as mudanças provocadas pelo avanço tecnológico no acesso às informações do Poder Público foram os assuntos debatidos, nesta sexta-feira (23), o último dia da VI Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

As atividades começaram com o pronunciamento do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon. Ele agradeceu a todos os palestrantes que contribuíram para o evento contar com debates de alto nível sobre assuntos importantes no cenário atual.

“Fico satisfeito por termos construído, pela primeira vez na história, um evento totalmente virtual. Foi um desafio proporcionar uma boa experiência para todos. Conseguimos socializar saberes relevantes a pesquisadores, gestores e profissionais da área de TI. No próximo ano, a intenção é realizar esse evento de forma presencial”, enfatizou.

Em seguida, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho, ressaltou que a tecnologia tem um papel importante no combate à criminalidade. Ele deu como exemplo os mecanismos adotados pelas agências bancárias, que sofriam periodicamente assaltos no século passado.

O secretário também disse que, nos últimos anos, o Governo do Estado tem investido em tecnologia da informação para os órgãos de segurança pública terem um melhor desempenho. “Um exemplo disso é o projeto Olhar Digital, responsável pela instalação de câmeras em diversos municípios, que nos ajuda a monitorar e a identificar delitos”, acrescentou.

Ramalho mencionou ainda a intenção de levar o Cerco Inteligente para outros municípios capixabas. “Com o apoio do Prodest e do Detran, vamos expandir esse projeto e usar recursos mais avançados, como algoritmos, para identificar veículos furtados ou roubados com mais facilidade. Isso vai contribuir para os policiais receberem informações sobre crimes pelo celular, sem a necessidade de comunicação via rádio”, pontuou.

Para o secretário, é importante que os inquéritos policiais sejam encaminhados para o Ministério Público de forma digital. “É um desafio que precisa ser superado, porque vai nos ajudar a reduzir custos e a desenvolver um trabalho mais estratégico para aperfeiçoar a segurança pública no Espírito Santo”, sintetizou.

Avanço tecnológico

O diretor da Goledger e especialista em Blockchain, Marcos Sarres, ministrou a palestra com o tema “Transformação digital e o profissional do futuro”. Ele destacou que houve um grande avanço tecnológico nos últimos 30 anos, responsável por um grande impacto no mercado de trabalho em diversos segmentos profissionais, como o bancário e o de Tecnologia da Informação (TI).

Para o palestrante, a evolução do mundo digital também teve como consequência o surgimento de cibercriminosos, o que impulsionou grandes investimentos em recursos de segurança da informação (sistemas antivírus, firewall, softwares de detecção e intrusão, blockchain, entre outros).

“O setor de desenvolvimento de sistemas tem uma grande demanda atualmente, porque precisa contribuir para as empresas alcançarem resultados mais expressivos e, ao mesmo tempo, elevar o nível de segurança de dados nas corporações”, enfatizou.

De acordo com Sarres, o computador pessoal foi uma grande revolução, pois provocou uma mudança significativa na forma de pessoas e empresas se relacionarem com a tecnologia. Ele também disse que essa tendência se tornou ainda mais evidente com a internet e o surgimento dos dispositivos móveis (tablets, smartphones etc).

“As mudanças tecnológicas estão ocorrendo em um prazo de tempo cada vez menor. Duas provas disso são a computação em nuvem e a Internet das Coisas que estão cada vez mais presentes no dia a dia dos cidadãos e das companhias”, analisou.  

Acessibilidade e Cidadania

A última atividade da VI Semana Estadual de TIC foi a mesa-redonda com o tema “Transformação Digital promovendo acessibilidade, cidadania e informação”. Participaram o coordenador do Grupo de Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV), Thiago Ávila; a diretora de Inovação do Sesi Senai no Espírito Santo, Juliana Gavini; o desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Jorge Henrique Valle dos Santos; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES) Domingos Augusto Taufner.  

O coordenador do GTD.GOV destacou que o Espírito Santo é um dos sete Estados que estão influenciando, de maneira positiva, a transformação digital no Brasil.  “O serviço público deve ser pautado na eficiência, na transparência e na relação com as pessoas. É preciso valorizar o cidadão, já que ele contribui bastante para sugerir mudanças de melhoria para a administração pública”, ressaltou Ávila.

Para Juliana Gavini, o Espírito Santo tem um cenário favorável para se beneficiar com o avanço tecnológico, por apresentar um controle eficiente das informações e oferecer uma boa qualidade de vida à população. “Tudo isso é favorável para a transformação digital estar mais próxima das pessoas e empresas. É um grande desafio, mas sabemos que estamos no caminho certo”, frisou.

A diretora de Inovação do Sesi e Senai no ES também apontou que houve uma grande evolução, nos últimos anos, no acesso aos dados da administração pública pela população. “O avanço tecnológico contribui para esse cenário. Além disso, a mudança de cultura favorece essa postura, porque a transformação digital somente é efetivada com o engajamento das pessoas”, acrescentou.   

Informatização

O desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos disse que, no ano passado, o TJES iniciou o projeto voltado para a acessibilidade. “É um trabalho amplo que envolve questões de arquitetura e engenharia. Além disso, estamos buscando facilitar o acesso ao nosso site e a vídeos institucionais para pessoas com deficiência”, completou.

Santos também mencionou que o TJES está investindo na informatização e priorizando os processos eletrônicos. Outra inovação contempla as sessões virtuais, que foram adotadas em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Já o conselheiro do TCE-ES Domingos Taufner salientou que o órgão passou, nos últimos 10 anos, por uma grande evolução no segmento de TI. Um grande marco foi a implantação do processo eletrônico em 2017, consolidada neste ano.

 “Com a pandemia, apostamos no teletrabalho para manter as nossas atividades. E isso só foi possível porque temos um sistema de processo eletrônico muito eficiente. Para estarmos mais próximos da população, melhorarmos o acesso ao nosso site, que disponibiliza peças com instruções técnicas relativas aos processos, antes de serem julgados”, exemplificou.

 O conselheiro ainda citou o Painel de Controle do TCE-ES, que mostra os gastos das prefeituras com pessoal, as prestações de contas dos prefeitos, além de gastos com saúde e educação.

 

Informações à Imprensa:

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras