Governo do Estado do Espírito Santo
16/09/2019 13h55 - Atualizado em 16/09/2019 13h56

Grupo Nacional de Transformação Digital dos Estados debate projetos para modernização da administração pública em Vitória

O Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.GOV) participou do 111º Fórum Nacional do Conselho de Secretários de Estado e Administração (Consad), realizados nos dias 12 e 13 de setembro, no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

Composto pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) e por outros membros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (Abep), o GTD.Gov consiste em uma ação pioneira no Brasil e tem como meta olhar a Transformação Digital (TD) tanto sob a ótica dos Negócios de Governo, quanto pela Tecnologia, com prioridade para a experiência dos usuários dos serviços públicos. 

Na prática, os membros do GTD.Gov – gestores, servidores e empregados públicos técnicos que trabalham de forma voluntária – pretendem, com o apoio do Governo Federal, estimular os Estados e o DF a desenvolver projetos a partir da lógica da TD.

Essas ações terão como foco serviços públicos disponíveis em múltiplas plataformas (omnichannel), acesso mais amplo dos serviços aos cidadãos e forte redução de custos para os Governos e para os cidadãos. Até o fim do ano, o Grupo entregará um conjunto de diretrizes e recomendações de Transformação Digital para todos os governadores.

“Esse evento em Vitória foi muito importante para o Grupo de Transformação Digital trocar informações e definir novas ações para todos os Estados avançarem nos serviços de TI para a população”, destacou o diretor-presidente do Prodest e vice-presidente de Gestão da Abep, Tasso Lugon. 

Funcionamento e ações do GTD.Gov

Fundado em maio deste ano, o GTD.Gov é composto por 44 voluntários: 22 gestores (até 2 representantes por Estado, 1 da Abep e 1 do Consad) e 22 servidores públicos da área técnica, além de convidados do Governo Federal, da comunidade acadêmica e de organismos internacionais. Eles compartilham seus projetos e ideias uma vez por semana, por videoconferência, e se encontram pessoalmente a cada trimestre.

 A disciplina dos servidores para manter essa rotina de trabalho voluntário tem rendido frutos importantes para o Governo. Um exemplo é a negociação com o Ministério da Saúde para popularizar o serviço DigiSUS, por meio do apoio dos Estados e dos Municípios, facilitado pelo GTD.Gov.

O Grupo também vem mantendo conversas com o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para eliminar a versão física do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e manter apenas a versão digital, o que geraria uma economia de meio bilhão de reais por ano aos Estados.

Futuramente, o Grupo pretende atuar em conjunto para a eliminação de documentos, convergindo-os em atributos de um futuro cadastro-base de cidadãos, a ser criado nos próximos anos.

Outra proposta é levar, para os Estados, o Login Gov.BR, criado pelo Governo Federal. Também é papel dos especialistas em Transformação Digital provocar reflexões sobre a relevância dos projetos de identidade do cidadão em andamento (por exemplo, as semelhanças entre o DNI – Documento Nacional de Identidade e a nova carteira de identificação civil dos Estados).

O GTD.Gov parte da premissa de que, no Brasil, existem mais de 50 tipos de documentos de identificação, enquanto alguns países conseguiram unificar a identidade civil em apenas um documento.

 

Informações à imprensa:

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras