Os integrantes do projeto “Preservação Digital Sistêmica” (PDS) se reuniram no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), em Vitória, para apresentar os primeiros resultados. O trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo conceitual que possibilite a preservação dos documentos arquivísticos provenientes do Sistema Corporativo de Gestão de Documentos Eletrônicos Digitais (E-Docs), utilizado pelos órgãos e entidades do Governo do Estado do Espírito Santo.
Para atingir essa meta, alguns passos estão em andamento e foram apresentados no encontro: um diagnóstico da aderência do APEES em relação às legislações arquivísticas; o desenvolvimento de uma arquitetura computacional e um plano de preservação voltados à documentação digital de valor histórico, ou seja, os de guarda permanente.
O projeto de pesquisa conta com a participação de servidores do APEES, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), pesquisadores externos, incluindo técnicos do Arquivo Nacional (AN) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que atua como instituição parceira por meio de Cooperação Técnica.
PDS na gestão e preservação de documentos digitais
De acordo com a coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Arquivologia da Ufes, Tânia Gava, o PDS é uma iniciativa inovadora do Governo do Espírito Santo, que o posiciona como pioneiro na implantação de uma arquitetura computacional para a preservação dos documentos arquivísticos digitais provenientes de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad), de forma segura e em conformidade com as normas e legislação vigente.
“Alinhado às estratégias estaduais, o projeto promove a capacitação de profissionais da Arquivologia e da Tecnologia da Informação, fortalecendo a pesquisa e as competências técnico-científicas voltadas à preservação digital. A iniciativa também fomenta a cooperação entre entidades e associações da área, com o compromisso de compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade arquivística nacional e internacional”, destaca.
Para o arquivista do Arquivo Nacional e pesquisador externo, Alex Holanda, o PDS é um projeto inédito e inovador no Brasil. “A criação de uma ferramenta com metodologia de avaliação ligada às principais referências da área e a disponibilização de templates para os documentos exigidos por essas normas serão avanços importantes para o desenvolvimento da preservação digital. Os dados coletados por essa ferramenta servirão de base para a realização de novas pesquisas”, afirma.
O diretor setorial Técnico do Prodest, Luis Augusto Lima, afirmou que é muito positivo para a autarquia contribuir com uma ação pioneira em nível nacional. “Para a tecnologia da informação agregar valor à sociedade, é crucial mantermos o foco na inovação. Nesse sentido, precisamos priorizar boas práticas que contribuam para viabilizar a preservação digital de documentos produzidos via E-Docs”, enfatiza.
O diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto, abordou, por sua vez, a importância do PDS como um marco na gestão documental do Estado, garantindo a preservação e o acesso ao patrimônio arquivístico digital. Ele ressaltou a relevância das parcerias para o desenvolvimento de soluções inovadoras, posicionando o Espírito Santo na vanguarda da Arquivologia Brasileira, nos aspectos relativos à gestão e preservação de documentos digitais. “O projeto fortalece a capacitação profissional e a transparência na administração pública, criando um conhecimento técnico-científico que servirá de referência nacional”, pontua.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br