Os servidores do Poder Executivo Estadual já podem fazer o Censo Anual diretamente pelo Portal do Servidor - www.servidor.es.gov.br. A mudança entrou em vigor na última sexta-feira (08) e torna mais ágil e fácil a atualização cadastral do funcionalismo público. A modificação é resultado do trabalho do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
Anteriormente, era necessário preencher um formulário no Sistema Eletrônico de Processos do Estado, o e-Docs, e encaminhá-lo para o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão, em que o servidor trabalha.
Com a nova funcionalidade, basta acessar a área restrita do Portal do Servidor, selecionar a opção ‘Serviços de RH’ no menu lateral e, em seguida, clicar em ‘Censo - Qualificação Cadastral’. Depois disso, constatar se os dados estão corretos e atualizar as informações antigas, caso for necessário.
Após a solicitação do serviço, os servidores poderão acompanhar o andamento a qualquer momento e, assim que for concluído pela unidade de RH, será possível emitir o comprovante do censo no Portal do Servidor.
De acordo com o subgerente de Manutenção de Sistemas do Prodest, Daniel de Aguiar Sanches, houve uma avaliação criteriosa da equipe técnica da autarquia para o desenvolvimento da nova funcionalidade.
“Com uma análise mais consistente da demanda, geramos um produto muito mais completo e fácil de ser utilizado. Assim, evitamos o problema de documentos soltos no e-Docs e a necessidade de o servidor comparecer presencialmente ao RH para atualizar os dados”, explicou.
“Facilitar o trabalho dos Recursos Humanos dos órgãos do Poder Executivo e reduzir a burocracia são fatores que mostram como essa mudança no Portal do Servidor é benéfica para o funcionalismo público”, afirmou o presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio.
Censo anual
Instituído pela Portaria Nº 10-R/2022, o Censo Anual é voltado aos servidores ativos efetivos, civis e militares, comissionados, celetistas, municipalizados e os beneficiários de pensão especial, pensão judicial e complementação de aposentadoria custeada pelo Erário.
O procedimento é obrigatório no mês de aniversário do servidor. Se não for realizado, acarretará a suspensão do pagamento, que apenas será restabelecido com a situação funcional do servidor regularizada.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues