O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa sexta-feira (30), a visita de estudantes do curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Oliveira, que fica no distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra.
Os alunos foram recebidos pelo diretor Técnico do Prodest, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá, que destacou a importância do Instituto para a Administração Pública Estadual. “Temos uma equipe muito comprometida em prestar um serviço de alto nível para os órgãos do Governo, o que é muito importante para o Estado ser ainda mais ágil no atendimento ao cidadão”, pontuou.
Em seguida, foram apresentadas as ações da Gerência de Suporte (Gesup) pelo subgerente de Internet, Rômulo Pelição, que mencionou as atividades executadas pelo Prodest na hospedagem de sites e de sistemas governamentais.
Ele também abordou os trabalhos feitos para a gestão de segurança da informação, envolvendo recursos como cofre de senhas, firewalls, proxy (mecanismo que limita o acesso aos conteúdos na Internet) e consultoria de análise de riscos.
Pelição ainda mencionou as atividades feitas para a administração do banco de dados de diversos sistemas hospedados no Prodest, como Acesso Cidadão, e-Docs, entre outros. O subgerente também respondeu a perguntas dos alunos sobre as ações da Gesup.
Economia
Os estudantes tiveram a oportunidade de verificar como os serviços do Prodest ajudam o Poder Executivo Estadual a ter uma maior conexão com os capixabas. Um bom exemplo disso foi a apresentação dos trabalhos da Gerência de Sistemas (Gesin), feita pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.
Ele apontou a importância do Acesso Cidadão, solução de login único que possibilita o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta tem quase 2,4 milhões de usuários, o que comprova a sua adesão por um grande número de capixabas.
Soares mencionou que os sites desenvolvidos e mantidos pelo Prodest tiveram, nos últimos 10 meses, aproximadamente 21 milhões de visitas. Desse total, 61% foram por meio de smartphone, 37% por desktop e 2% por tablet.
O analista ainda mostrou detalhes sobre o Conecta Cidadão (www.conectacidadao.es.gov.br) – plataforma que apresenta 574 serviços estaduais, sendo que 303 são executados de maneira digital. Além disso, frisou a economia proporcionada pelo sistema e-Docs, que reduziu drasticamente o consumo de papel nos órgãos estaduais.
Alta disponibilidade
Na parte final da visita, os alunos foram para o Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Operações do Prodest, Deyler Tose Marchezini, que destacou a importância do ambiente para os órgãos estaduais. “Temos a responsabilidade de manter os serviços do Governo funcionando 24 horas por dia, em todos os dias do ano. Por isso, priorizamos a redundância de equipamentos e o uso de máquinas virtuais”, frisou.
O analista de TI Charles de Jesus, da Geope, explicou a estrutura do Data Center, composto pela sala-cofre, sala colocation, sala de energia, geradores e sala de Telecomunicações. Além disso, abordou o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo.
A professora Tâmara Brito considerou a visita muito interessante e enriquecedora para os alunos. “Foi algo inovador e bastante positivo, porque os estudantes entenderam como o Prodest trabalha e visualizaram o conteúdo ensinado em sala de aula na prática”, acrescentou.
O aluno Luiz Felipe de Azevedo Vaz disse que ficou bastante impressionado com os mecanismos de segurança do Prodest. “Percebi que a instituição atua com eficiência para manter seguros os dados dos cidadãos”, pontuou.
Acompanharam a visita técnica o assessor especial Rafael Ricardo Hanges Cruz Santana, a diretora Administrativa e Financeira, Sandra Pimenta, e o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.
Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br