Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2023 11h06

Adoção do DevOps no Prodest é detalhada em workshop para profissionais de TI

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu o workshop com o tema  “DevOps – Esteira CI/CD”, na tarde dessa quinta-feira (04). O evento foi realizado no auditório da autarquia e reuniu profissionais de Tecnologia da Informação (TI) que atuam nos órgãos estaduais.

O subgerente de Internet do Prodest, Rômulo Pelição de Farias, abordou o histórico e a evolução do DevOps no Instituto desde 2009. Ele também afirmou que o DevOps é um processo já adotado na maioria dos sistemas desenvolvidos e mantidos pelo órgão.

“O time DevOps é responsável por arquitetar e implementar soluções que visam transformar o código fonte elaborado pela equipe de desenvolvimento em um sistema finalizado e hospedado em servidores mantidos pelo setor de infraestrutura”, explicou Farias.

O subgerente apresentou as ferramentas utilizadas para o uso do DevOps na autarquia e detalhou todas as etapas relacionadas a esse processo, abrangendo o desenvolvimento de um sistema e passando pelas fases de hospedagem, monitoramento e ações voltadas para as melhorias de um software.

“Não tenho dúvidas de que o DevOps é uma ferramenta que pode ir além dos processos de desenvolvimento e suporte no Prodest. Afinal, pode contribuir também para identificar riscos de vulnerabilidades e oportunidades para investir nas melhores soluções de TI, o que é indispensável para aperfeiçoar os nossos serviços”, pontuou Farias.

A atividade também contou com a presença do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, e do diretor Técnico, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá. “Estou muito satisfeito com a realização dos workshops. É uma iniciativa que contribui para compartilhar conhecimento e pensar em alternativas para atendermos melhor aos órgãos estaduais”, acrescentou Cornélio.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras