O projeto Serviços de Veículos 100% Digital, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), é finalista do Prêmio Inoves Ciclo 2020, na categoria Projeto de Resultados.
Lançado em agosto de 2019, o processo de Veículos 100% Digital possibilitou ao Detran|ES, de maneira pioneira, a criar um processo eletrônico, inteligente, impessoal, rastreável e seguro, o que proporcionou mais economia e a agilidade aos procedimentos de veículos no órgão.
Para o projeto de Detran|ES atingir bons resultados, os serviços de TI do Prodest tiveram uma colaboração muito grande. Afinal, viabilizaram a adoção de iniciativas voltadas para facilitar o atendimento prestado ao cidadão.
O projeto Serviços de Veículos 100% Digital contou com o suporte dos funcionários Thiago Wotikoski Lourenço e Augusto Barbosa Layber, do Prodest. Junto com a equipe do Detran|ES, eles ajudaram na implementação de medidas para dar mais agilidade a atividades, como o licenciamento on-line, a comunicação de venda de veículos, entre outras.
“A tecnologia está assumindo um papel bastante estratégico para o setor público estar mais próximo do cidadão. E contribuir para o Detran|ES ser reconhecido como um órgão inovador é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.
Inoves
Após a análise de 288 projetos, feita por 82 membros de uma banca avaliadora, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) divulgou a lista dos finalistas do Prêmio Inoves Ciclo 2020. O resultado está no site www.inoves.es.gov.br.
Seguem na disputa 27 iniciativas dos Executivos Estadual, municipais e de outros Poderes. Elas concorrem nas categorias Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados. A última etapa da avaliação será a apresentação on-line para uma banca de jurados. Antes disso, as equipes passarão por uma oficina de Pitch, para aprender a expor uma ideia ou projeto de maneira eficaz e objetiva.
“O Prêmio Inoves é um programa consolidado de reconhecimento, visibilidade e impulsão da inovação no serviço público capixaba. Queremos aproximar o cidadão dessa escolha, para destacar o projeto que represente para ele impacto social, melhoria da gestão pública e bons resultados para a sociedade”, afirmou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.
Sete equipes do Executivo Estadual e três municipais serão premiadas com recurso de R$ 30 mil, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), para investirem no processo de aceleração das iniciativas vencedoras. Além disso, receberão certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Poderes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini