De que maneira a análise de dados impacta nas políticas públicas no Estado? A resposta você encontra no novo episódio do Prodcast -- podcast do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) -- com debates sobre assuntos estratégicos do setor de Tecnologia da Informação (TI).
Essa edição apresentou o tema “Análise de Dados” e teve como host (apresentador) o analista de TI Luciano Lorencini, do Prodest. As convidadas foram Aline Nogueira e Letícia Furtado, que são, respectivamente, supervisora de Engenharia de Dados, Ciência de Dados e Inteligência de Negócio do Prodest, e coordenadora de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e do Observatório Mulher ES.
Na avaliação de Aline Nogueira, a análise de dados conquistou um grande espaço no serviço público, porque contribui para uma tomada de decisão mais rápida e eficiente, principalmente, quando é utilizado um sistema de Business Intelligence (BI) devidamente estruturado.
Para Letícia Furtado, é indispensável uma avaliação criteriosa para a construção de um BI, pois essa solução tecnológica precisa de dados vindos de fontes confiáveis para apresentar informações que possam agregar valor ao Governo.
O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, afirmou que é muito positivo haver um debate sobre o papel da análise de dados para a melhoria contínua dos serviços governamentais. “Atualmente, o Prodest tem uma Gerência de Dados, responsável por desenvolver soluções que possibilitam aos gestores públicos terem uma visão clara sobre como atuar para a Administração Pública prestar um atendimento mais ágil e qualificado ao cidadão em diversos segmentos (saúde, segurança, educação, fazendo, entre outros)”, pontuou.
Para assistir ao podcast na íntegra, clique aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br