O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), a visita de estudantes do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), unidade Vitória.
Para facilitar o entendimento dos trabalhos desenvolvidos pela autarquia, os alunos assistiram a um vídeo institucional que destaca a trajetória e os serviços realizados pelo Instituto. Em seguida, foram apresentadas as ações da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) pelo supervisor de Segurança da Informação, Fabio Modenese.
Ele disse que o Prodest gerencia 280 bancos de dados, com 761 Terabyte (TB) de informações estruturadas. Também destacou que o órgão administra 25 mil contas de correio eletrônico e armazena cerca de 14.6 Petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, localizado na sede do Instituto, em Vitória.
Modenese ainda explicou o uso de aproximadamente 2.100 máquinas virtuais que ajudam no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. O supervisor abordou os procedimentos utilizados para elevar o nível de segurança das informações hospedadas no Prodest.
“Priorizamos adotar as melhores práticas do mercado para evitar que ataques cibernéticos paralisem os nossos serviços. Atualmente, a segurança da informação é muito valorizada no segmento de TI. Prova disso é que profissionais com conhecimentos nessa área têm sido muito procurados por empresas e órgãos públicos”, pontuou o supervisor.
Sistemas
A segunda parte da visita envolveu a apresentação dos serviços da Gerência de Sistemas (Gesit), realizada pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares. Segundo ele, a unidade é responsável por administrar 152 sites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo. Soares também explicou o funcionamento do Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 586 serviços do Governo do Estado, sendo 345 digitais, 134 parcialmente digitais e 107 presenciais.
O analista destacou vários serviços desenvolvidos e mantidos pelo Prodest, como o Agenda ES, o software Seleção Aluno, o E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais), o Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo) e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado).
Também foram destacados os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual) e o Seleção Aluno (inscrições para cursos oferecidos pelo Governo do Estado para estudantes).
Mais um destaque da apresentação foi o sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual). “É um sistema que foi desenvolvido pelo Prodest e que já está sendo utilizados pelas prefeituras”, afirmou Soares.
Fibra Óptica
O gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Geitic), Eduardo Medeiros Gardioli, e os analistas de Amaury Constantini Junior e Roger Trancozo explicaram o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado.
Atualmente, essa estrutura abrange hospitais, delegacias, escolas, entre outras repartições estaduais na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e no interior do Estado. Na apresentação, também foram citados os sistemas que colaboram para monitorar o desempenho da rede de fibra óptica governamental.
Para o professor Ramon de Holanda Nascimento, a visita colaborou para os estudantes terem uma visão mais clara dos conteúdos apresentados em sala de aula. “É muito importante para os alunos entenderem na prática o que é abordado de forma teórica durante o curso”, acrescentou.
O aluno Israel da Silva Amaro disse que gostou bastante da visita, porque foi uma boa oportunidade de conhecer os sistemas desenvolvidos pelo Prodest para o Governo do Estado. “Também gostei bastante da parte de bancos de dados. Foi um assunto que chamou bastante a minha atenção”, destacou.
As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br