Governo do Estado do Espírito Santo
03/07/2024 09h31 - Atualizado em 03/07/2024 09h32

Prodest colabora com a Sesp no combate ao comércio ilegal de fios e materiais furtados

Foto: Divulgação/Sesp

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está contribuindo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) no combate ao comércio ilegal de fios de cobre. A autarquia faz parte de um grupo de trabalho que está se dedicando a coibir esse tipo de crime, que prejudica cidadãos e empresas que precisam de acesso à internet para resolver diversas demandas do dia a dia.

“Nossa colaboração está em repassar dados sobre itens que estão sendo retirados da rede de fibra óptica governamental, o que facilita a apuração e a investigação dos crimes”, afirmou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

Em junho deste ano, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social apreendeu em ferros-velhos, localizados no município da Serra, cerca de 600 quilos de cabos e fios de cobre, por meio da Operação Tareja.

“A telefonia, a internet e a TV a cabo utilizam o mesmo cabo. Quando esse cabo é retirado pela operadora ou por uma terceirizada, ele deve ser enviado para centros de reciclagem em São Paulo ou Rio de Janeiro. Esse cabo não pode ser comercializado em ferros-velhos. Quando encontramos esse cabo em um ferro-velho, sabemos que é de origem ilícita ", explicou o delegado Josafá Silva, titular dos 10º, 12° e 13° Distritos Policiais da Serra.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras