Governo do Estado do Espírito Santo
03/04/2020 10h46

Presidente do Prodest recebe engenheiro capixaba que fez impressão 3D de máscara adaptada para funcionar como respirador

Profissionais de diferentes áreas, em todo o mundo, estão se mobilizando para encontrar soluções rápidas que possam ajudar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). E a tecnologia tem sido forte aliada nesta luta.

Nesta semana, o engenheiro capixaba Hadriel Benício fez uma visita ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), e apresentou ao presidente do instituto, Tasso Lugon, dois projetos feitos em impressão 3D: conexões para adaptar uma máscara de mergulho para funcionar como respirador artificial e suportes para protetores faciais.

O projeto de adaptação da máscara de mergulho foi desenvolvido na Europa e compartilhado publicamente para países que queiram viabilizar a utilização do equipamento. Com o objetivo de colaborar no combate à Covid-19 no Espírito Santo, Hadriel, que é engenheiro mecânico e eletricista, realizou a impressão 3D da peça, no município de Vila Velha. Em conversa com o presidente do Prodest, o engenheiro explicou que é necessário agora um parecer da classe médica quanto à usabilidade do equipamento em Hospitais, por exemplo em relação à esterilização.

Na Europa, onde a pandemia já provocou mais de 30 mil mortes, profissionais de vários países também fizeram impressão 3D de máscaras de mergulho adaptadas para funcionarem como respiradores pulmonares, mas o uso indiscriminado, sem a efetiva avaliação, também gerou problemas.

Por isso, Hadriel está divulgando os projetos com a expectativa de conseguir apoio técnico para testes e ajustes que podem ser necessários, já que esses equipamentos são para uso nos hospitais.

O presidente do Prodest parabenizou a atitude do engenheiro capixaba e de todos os profissionais que estão tentando contribuir de alguma forma para combater a pandemia do Coronavírus.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras