O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contribuiu para o Espírito Santo ser o Estado mais transparente do Brasil no gerenciamento das informações de vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19). O ranking foi divulgado, na última sexta-feira (18), pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR).
Na terceira fase, o ITC-19 aumentou a quantidade de parâmetros de transparência analisados, passando a avaliar, além da disponibilidade e qualidade de informações epidemiológicas e de infraestrutura de saúde, os números sobre a vacinação nos estados e no Governo Federal.
Com 36 critérios, o novo índice tem 14 parâmetros ligados à imunização. Foram avaliados diversos aspectos, como casos notificados e confirmados; dados sobre a cobertura da vacinação; informações sobre a infraestrutura de saúde (leitos ocupados, testes disponíveis e aplicados); e doses de vacina recebidas e distribuídas.
“Com certeza, é um resultado muito importante para o Espírito Santo. Além disso, mostra o papel da Tecnologia da Informação em tornar a administração pública mais próxima do cidadão. Junto com diversos órgãos estaduais, ajudamos o Estado a se tornar uma referência nacional na gestão das informações da pandemia”, destacou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.
Dados
Em 2020, o Espírito Santo também ficou em primeiro lugar na última avaliação da OKBR sobre a capacidade de o poder público fornecer informações corretas e atualizadas sobre a Covid-19.
Para isso ser possível, o Prodest atuou, junto com outros órgãos estaduais, para disponibilizar dados relacionados ao combate da pandemia no Estado pelo site www.coronavirus.es.gov.br. Nele, os cidadãos têm acesso às informações sobre o número de doses recebidas pelo Estado, a quantidade distribuída aos municípios e a evolução da administração da 1ª e 2ª doses, com dados por município.
Os painéis de vacinação e de aplicação de doses, que utilizam a tecnologia de Business Intelligence (BI), são atualizados diariamente e informam dados, como a quantidade de doses aplicadas por laboratório e o percentual da população já vacinada. Também são fornecidos os números relativos à cobertura vacinal em cada grupo prioritário, além do perfil de gênero, raça/cor e idade dos vacinados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159