Governo do Estado do Espírito Santo

O uso de aplicativos na sociedade

Os aplicativos fazem cada vez mais parte da rotina das pessoas. Eles podem ser usados para diversas finalidades, como chamar um táxi, pedir uma refeição, baixar músicas e assistir a vídeos. Sem dúvida, são uma ótima opção para tornar a vida mais prática e encontrar opções de lazer com facilidade.

Porém, a utilização de aplicativos na sociedade atual é bem mais abrangente. Num smartphone, há diversos programas que facilitam a realização de atividades de cunho pessoal e profissional, ajudam a controlar os gastos e facilitam o acesso a serviços governamentais.

Se você não está acreditando nisso, é melhor verificar os exemplos de apps listados a seguir. Confira!

Organização de tarefas

A correria do cotidiano aumenta o risco de as pessoas perderem reuniões e de não terminarem os projetos no prazo previsto, caso não tenham um controle do que estão fazendo. Ao baixar o Any.do, estar em dia com os compromissos deixa de ser um problema.

O app é bastante prático, porque possibilita anotar as tarefas da maneira convencional ou adicioná-las por voz. O usuário pode digitar os dados da atividade e inserir as informações pela fala, tocando no símbolo do microfone.

Outro aspecto interessante é a facilidade de retirar as tarefas realizadas, bastando apenas sacudir o celular. O Any.do é gratuito e tem versões para Android e iOS.

Para os que estão envolvidos num projeto, uma boa alternativa é o aplicativo Trello. Nele, é possível inserir incumbências para os membros de uma equipe. Isso permite acompanhar o desempenho dos participantes e verificar como as atividades estão sendo realizadas.

Com esses dados, fica bem mais fácil administrar os projetos. O app tem versões gratuitas para Android e iOS.

Finanças

Controlar os gastos diariamente é uma das vantagens proporcionadas pelo Organize. Na versão paga, o usuário pode cadastrar os dias em que as contas devem ser quitadas. Assim, corre menos risco de esquecer a data de honrar os compromissos.

As despesas podem ser divididas por categorias, como educação, supermercado, gasolina, entre outras. O app também possui uma versão gratuita e está disponível para smartphones com Android e iOS.

Trânsito

Ninguém gosta de engarrafamento e de perder muito tempo no trânsito. Pensando nisso, o Waze indica as melhores rotas como se fosse um GPS. Outro benefício é contar com a colaboração de outros usuários que informam, em tempo real, onde há acidentes, blitz, obras na pista e congestionamento.

Para facilitar a vida dos motoristas, o app é gratuito e está disponível para aparelhos com Android e iOS.

Setor Público

A administração pública está começando a perceber que os aplicativos podem aproximá-la da população. Um bom exemplo é o app ES na Palma da Mão em que o usuário pode acessar a diversos serviços, como pontos da CNH, multas por veículos, horários e itinerários de ônibus, dados do Diário Oficial, entre outros.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest), o aplicativo é gratuito e tem versão para Android e iOS.

Outro destaque é o aplicativo Fiscal Cidadão, onde é possível enviar denúncias e reclamações por foto, mensagem de texto e vídeo. As demandas são encaminhadas para a Ouvidoria do Governo do ES. Com versões gratuitas em Android e iOS, o app também foi desenvolvido pelo Prodest.

A tendência é que o uso de aplicativos na sociedade seja cada vez mais relevante nos próximos anos. Empresas e governos que utilizarem devidamente essa tecnologia terão, com certeza, resultados cada vez mais expressivos junto ao público-alvo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras