Governo do Estado do Espírito Santo

Oito ações importantes para você avançar na sua carreira

A área de TI está sempre em constante evolução e exige dos profissionais diversas qualidades para melhorar o desempenho. Conquistar o sucesso profissional não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita determinação, força de vontade e trabalho árduo.

Neste artigo, vamos mostrar 8 iniciativas que devem ser efetivadas para crescer na carreira. Confira!

  1. Acredite em você mesmo

Você pode ser seu maior inimigo. Não se critique o tempo inteiro, confie no seu potencial. Exerça seu trabalho da melhor forma possível. Não se preocupe com erros, eles são importantes para aprender e evoluir.

  1. Não tenha medo de falar

Algumas pessoas possuem medo de falar em público. Isso pode ser um grande obstáculo para progredir na carreira. Se o medo for muito intenso, procure professores de oratória e treine bastante. Não se expressar corretamente pode te fazer perder várias oportunidades.

  1. Não se deixe levar pelo nervosismo

Em momentos mais complicados, procure manter a calma. Ficar nervoso só vai piorar a situação. Antes de ir para o trabalho, faça exercícios de respiração, movimente a cabeça lentamente e relaxe os músculos.

É preciso estar bem informado antes de tomar qualquer decisão. Dessa forma, fica mais fácil adotar uma postura firme e confiante.

  1. Defina um propósito

Aonde você quer chegar? O que pretende alcançar em 1 ano, 3 anos, 5 anos ou até mesmo 10 anos?

Ter um propósito em mente é algo muito importante. Quando decidir seu objetivo, você irá escolher os meios para alcançá-lo (faculdade, cursos de capacitação, certificações, por exemplo). Não tendo um propósito pode te fazer gastar muito tempo e dinheiro.

  1. Aprenda e mantenha-se atualizado

É importante estar sempre aprendendo e se atualizando. Seja por meio de cursos de longa duração, pós-graduação, workshops, cursos virtuais e networking. Não espere uma oportunidade surgir para ir atrás de aprendizado. Esteja sempre pronto quando uma chance aparecer.

  1. Construa um Networking

Manter contato com profissionais qualificados é uma forma de manter-se atualizado, aprimorar suas ideias e melhorar as oportunidades de crescimento.

Construir uma rede de contatos e manter um bom relacionamento profissional é algo indispensável. Obter novos conhecimentos e experiências sempre contribui para o crescimento profissional.

  1. Reforce suas habilidades

O bom profissional possui habilidades que vão além de conhecimentos técnicos. Ter uma postura ética, assumir responsabilidades e ser esforçado são medidas que ajudam a construir uma boa imagem na carreira.

Também é importante para a evolução na carreira aprender com as próprias experiências, aceitar críticas, ser pontual, ter foco, saber administrar o tempo e buscar sempre aprender.

  1. Vire especialista

Saber apenas um pouco de cada profissão não é um bom caminho. Um profissional especialista vai ter muitas vantagens sobre você. Em uma oportunidade de emprego específica, ele pode tirar sua vaga. Escolha uma área, mantenha o foco, estude tudo que for necessário, faça trabalhos e adquira experiência.

Ser especialista pode ser bem mais fácil do que aprender sobre cada item de diferentes áreas.

Tópicos:
dicas, carreira, Prodest
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras