Laboratório de Inovação: veja como implantá-lo com sucesso

As organizações precisam ser cada vez mais ágeis para atenderem às demandas do público-alvo com rapidez. Essa tendência faz com que o setor público e a iniciativa privada apostem em laboratórios de inovação para criar soluções que propiciem uma melhoria significativa dos serviços.

A nova conjuntura também é influenciada pelas startups (empresas com estrutura bastante enxuta que atuam com base em tecnologia e inovação). Outro fator impactante é a transformação digital que está modificando a estrutura e a forma de as instituições desenvolverem projetos e se relacionarem com os stakeholders.

Neste artigo, abordaremos alguns fatores essenciais para o laboratório de inovação ser devidamente implantado. Confira!

Estabeleça objetivos claros

Qual é a finalidade do laboratório? Se não houver uma resposta objetiva e lógica para essa questão, é perda de tempo e de dinheiro apostar em um espaço destinado para debater e implantar novas ações.

É preciso ter um foco nos segmentos (vendas, soluções de TI, promoção de eventos etc.) que serão objeto das atividades. Também é muito relevante que haja um planejamento e um acompanhamento do que está previsto para ser efetivado.

Monte uma equipe com inteligência

Não adianta ter ações bem delimitadas, caso a equipe do laboratório de inovação não esteja em sintonia ou não tenha a qualificação necessária para fazer as ações saírem do papel.

O ideal é contar com um time multidisciplinar com profissionais que tenham noções de marketing, empreendedorismo, design, tecnologia da informação. Além disso, é necessário que todos possam unir competências para minimizar eventuais erros durante a execução dos projetos.

Avalie as metodologias

De que maneira os ciclos de inovação serão implantados? Para não haver dúvidas entre os integrantes do laboratório, o indicado é que esses trabalhos sejam aplicados e acompanhados por meio de um passo a passo.

Muitos laboratórios de inovação adotam o BMG Canvas para analisar o modelo de negócio e o Design Thinking para criar um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias.  No planejamento dos trabalhos, é recomendado que as metodologias estejam devidamente estabelecidas para evitar qualquer dúvida.

Medir os resultados

É comum que os funcionários questionem a performance do laboratório de inovação. Para justificar a implantação dessa unidade, os integrantes precisam avaliar os resultados e apresentá-los, de forma transparente, para os gestores.

Um relatório de gestão pode ser criado e disponibilizado para os colaboradores em uma intranet. Dependendo do contexto, esse documento também pode ser acessível para o público externo no site da instituição.

A análise dos resultados é crucial para identificar o que está dando certo e os pontos que precisam ser mais bem trabalhados. Se esse trabalho não for realizado, não há como os projetos serem devidamente realizados.

O laboratório de inovação pode ser implantado e obter excelentes resultados, desde que o planejamento e o gerenciamento dos trabalhos sejam executados dentro das melhores práticas.    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard