Governo do Estado do Espírito Santo

Saiba o impacto da transformação digital nas organizações

A transformação digital consiste no emprego de recursos tecnológicos para melhorar o desempenho das instituições. Essa nova tendência pode ser utilizada em diversas atividades, como gestão de estoques, produção de equipamentos e distribuição de mercadorias. 

A busca pela inovação digital está cada vez mais presente nos ambientes corporativos e pode ser alcançada a partir da utilização de algumas ferramentas inovadoras, como as mídias sociais, tecnologias mobile, Big Data, Internet das Coisas e análise de dados.

Para uma organização inovar e usar as novas tecnologias com sucesso, é necessário adotar uma série de ações. Confira!

Conheça as tecnologias disponíveis no mercado

É preciso acompanhar as tendências do mercado. Ter uma visão ampla de como os recursos tecnológicos podem agregar valor para uma empresa é fundamental para as mudanças serem implantadas com rapidez e eficiência.   

Amplie os conhecimentos digitais

Sem dúvida, é importante contar com as melhores ferramentas para promover a transformação digital. Contudo, é necessário que os gestores e os demais funcionários estejam alinhados com os objetivos da organização.

Por isso, a recomendação é promover treinamentos que ajudem a melhorar o desempenho por meio das ferramentas tecnológicas adquiridas.

Incorpore a inovação na cultura organizacional

Quando os colaboradores compreendem que a mudança é necessária, a transformação digital passa a ser feita com mais tranquilidade. Além disso, as chances de obter um bom desempenho com as novas ações são bem maiores.

Mas de que maneira é possível tornar a inovação algo comum numa empresa? Uma boa resposta é abrir espaço para os funcionários apresentarem projetos relacionados com a organização e premiar os que conquistarem bons resultados.

Um concurso anual de projetos é uma alternativa interessante para estimular novas ideias.

 

Benefícios

A transformação digital deve estar unida a um planejamento estratégico consistente, em que a tecnologia é um meio de melhorar a produtividade, integrar, otimizar e agilizar a cadeia produtiva, além de simplificar processos.

 Outros benefícios proporcionados por essa tendência são:

 - velocidade na execução das tarefas;

- mais facilidade no acesso às informações;

- maior segurança das informações corporativas;

- uso mais eficiente dos dados;

- e aperfeiçoamento do controle de processos.

 Com certeza, as organizações precisam da transformação digital para inovar e aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras