Veja as habilidades necessárias para o profissional de TI

Possuir apenas capacitação técnica não é garantia de sucesso para qualquer profissional, principalmente, na área de tecnologia da informação. Hoje é preciso desenvolver diversas competências para se destacar no mercado de trabalho.

Neste artigo, listaremos habilidades necessárias para o profissional de TI aumentar a empregabilidade. Confira!

Comunicação efetiva

Quando os membros de uma equipe se comunicam de maneira equivocada, os serviços não serão feitos conforme o planejado. Atividades simples podem se tornar complexas, impactando negativamente na produtividade dos colaboradores.

Por isso, é de extrema importância que todo profissional trabalhe diariamente a habilidade de compartilhar informações e ideias.

Tomada de decisão

Identificar um problema rapidamente, arrumar uma solução eficaz e pensar nos riscos de um determinado produto são habilidades necessárias para o profissional de TI contribuir para o trabalho em equipe.

O setor de tecnologia da informação é um dos que mais exigem decisões rápidas e estratégicas, direcionadas para bons resultados em curto prazo. Nesse segmento, todos os profissionais precisam ter foco na tomada de decisão para serem ágeis, inovadores e proativos.

Organização

Durante o desenvolvimento de um software, muitas ações são feitas ao mesmo tempo. Se os profissionais não administrarem o tempo das tarefas adequadamente, terão dificuldades para prestarem um bom serviço.

Criar um cronograma com datas de início, meio e fim das atividades que serão executadas é uma forma de orientar o trabalho da equipe. Detalhar todas as etapas do desenvolvimento também contribui para os serviços serem executados de forma mais organizada.

Visão de negócio

Novas tecnologias estão constantemente sendo lançadas. Manter-se atualizado para atender às demandas da empresa e dos clientes é essencial para os profissionais de TI avançarem na carreira.

Ao analisar o mercado com inteligência e bom senso, um colaborador pode ser capaz de visualizar alternativas para a empresa apresentar novos serviços e produtos para conquistar e fidelizar consumidores. Assim, ele propicia o crescimento sustentável de uma companhia e aumenta as chances de ser promovido.

Desenvolvimento pessoal

É natural que os profissionais busquem se especializar em alguma área para obter certificações. Afinal, elas são importantes no aperfeiçoamento dos serviços. Porém, esse esforço será inútil caso não faça uma autocrítica de como é possível melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho, clientes, familiares e amigos. Saber ouvir, falar com prudência e ser paciente são ações cruciais para criar vínculos positivos e evoluir como ser humano.

Conhecimento técnico e capacidade de construir bons relacionamentos são habilidades são necessárias para o profissional de TI alcançar os objetivos e chegar a uma posição de prestígio na carreira.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard