Cuidados com o notebook: veja como conservar o equipamento

Em virtude do novo Coronavírus (Covid-19), o uso de dispositivos eletrônicos está sendo muito importante para quem está aderindo ao trabalho remoto. Por isso, é necessário que haja mais cuidados com o notebook, recurso adotado por muitos para executar tarefas profissionais.

Qualquer defeito nesse equipamento pode prejudicar a sua produtividade e provocar o  temido estresse. O bom senso e a prevenção são aliados fundamentais para você ficar mais tranquilo e evitar qualquer problema, não é mesmo?

Pensando nisso, vamos apontar alguns procedimentos para o seu notebook ser aproveitado da melhor forma possível. Confira!

Utilizar o equipamento com prudência

O trabalho remoto proporciona mais liberdade, porém é preciso ter muita responsabilidade na hora de usar o notebook.

A recomendação é que esse aparelho fique em um local seguro, sem riscos de cair ou ser atingido por algum líquido. Não é prudente você ficar tomando café ou almoçando com o dispositivo do seu lado.

Caso seja derramada água ou café no aparelho, há o risco de comprometer o funcionamento. Dependendo da situação, você pode ficar sem condições de usar o notebook, o que é muito ruim no cenário atual, concorda?

Ficar atento à capacidade

Um dos cuidados com o notebook mais importantes envolve a gestão da capacidade de processamento e de armazenamento de dados. O usuário deve ter noção dos tipos de programas que podem ser instalados.

Do contrário, vai aumentar a possibilidade de o equipamento apresentar constantes interrupções ou defeitos. Já pensou ter que recomeçar um trabalho, porque a máquina “travou” sem um motivo aparente?

Sem dúvida, é uma situação que pode ser perfeitamente evitada, desde que você utilize o aparelho de maneira sensata e inteligente.

Verificar os programas usados

Uma excelente alternativa para conservar o notebook consiste em analisar os softwares instalados de forma criteriosa. Em outras palavras, verificar o que é realmente necessário estar presente na memória do dispositivo.

O excesso de programas pode prejudicar a capacidade do processamento de dados e, ao mesmo tempo, provocar um grande desgaste na CPU.

Outra recomendação é fechar os programas que não estão sendo utilizados. Por exemplo, você está escrevendo um texto no Word e não precisa mais consultar dados de uma tabela do Excel.

Nesse caso, é indicado fechar o software que não precisa mais ser manipulado. Essa postura contribui para a memória do equipamento ser utilizada de forma adequada, o que previne possíveis problemas no futuro.

Priorizar a segurança da informação

Independentemente do dispositivo eletrônico, a segurança da informação é algo que deve ser levado muito a sério. Um dos motivos é que os golpes virtuais estão sendo cada vez mais sofisticados e frequentes.

Para minimizar os riscos, é essencial apostar em antivírus que sejam reconhecidos pela qualidade e credibilidade dos fornecedores. Outra medida relevante é atualizar os sistemas mais utilizados periodicamente e eliminar os que não têm mais nenhuma finalidade.

São diversos cuidados com o notebook que devem ser adotados pelos usuários para aumentar a vida útil do equipamento e diminuir as probabilidades de defeitos. Ao empregá-los corretamente, você pode explorar melhor os recursos do dispositivo.

Se você gostou deste artigo, faça o compartilhamento nas redes sociais agora mesmo! O conhecimento é vital para seguir as melhores práticas.   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard