Governo do Estado do Espírito Santo

Conheça boas práticas de eficiência energética em Data Center

A transformação digital e o aumento considerável na produção de informações têm consolidado a importância de uma excelente performance de uma central de dados para o Poder Público e a iniciativa privada. Para isso não ficar apenas no discurso, é essencial adotar medidas com foco em elevar a eficiência energética em Data Center.

Neste artigo, vamos apontar iniciativas que colaboram para o desempenho energético de uma central de dados ser cada vez mais expressivo e de acordo com as melhores práticas do segmento de Tecnologia da Informação (TI). Confira!  

Priorize aperfeiçoar os sistemas de resfriamento

Uma das melhores alternativas para elevar a eficiência energética em Data Center é implementar a contenção de corredores quentes e frios. Essa ação vai melhorar a gestão do fluxo de ar, diminuir a mistura e aprimorar o resfriamento.

Nesse sentido, também é válido adotar tecnologias modernas de arrefecimento, como a refrigeração livre ou líquida. Dessa forma, torna-se muito mais simples reduzir o consumo energético do ambiente.

Outra medida importante é empregar sensores de temperatura de umidade. Esses equipamentos viabilizarão monitorar os gastos de energia em tempo real. Além disso, permitirão fazer ajustes para aperfeiçoar o sistema de resfriamento.

 

Tenha foco na virtualização e na gestão

A partir de máquinas virtuais, alocadas em um único servidor físico, é perfeitamente possível otimizar o espaço do Data Center e o consumo de energia.  Com a virtualização, também é viável simplificar as operações da central de dados, o que facilita acompanhar a performance do ambiente.

Outra medida indicada para elevar a eficiência energética é o uso de soluções para gerenciar a carga de trabalho. Essa prática colabora para equilibrar a demanda entre os servidores e reduzir os riscos de sobrecarga nos equipamentos.  

 

Invista em hardware mais eficientes em termos energéticos

Para reduzir os gastos com energia elétrica em um Data Center, um bom caminho é adquirir hardware com baixo consumo energético. Esse fator deve ser levado em consideração na compra de processadores, fontes de alimentação, unidades de estado sólido (SSDs), entre outros itens.

Outra recomendação para ter mais eficiência energética em Data Center é modificar as configurações da gestão de energia nos servidores e em outros equipamentos de TI. Assim, podem ser adotados modos de economia energética em momentos de menor utilização.

 

Faça auditorias energéticas regularmente

Uma maneira de mostrar comprometimento com o consumo consciente de energia em Data center é adotar análises e auditorias periódicas. Essa ação vai ajudar numa avaliação mais precisa do consumo energético e identificar problemas que afetam no desempenho.

Outro procedimento indicado é analisar a eficácia do uso de energia (PUE), o que permite verificar a proporção entre a entrada total e a energia usada no ambiente. Também é recomendado adotar programas de treinamento e conscientização dos empregados. Dessa forma, torna-se mais simples implementar ações voltadas para otimizar a eficiência energética em Data Center.

Se você está a fim de obter mais conhecimento sobre boas práticas e tendências no segmento de TI, vale a pena acessar a página de artigos do nosso site agora mesmo. Lá, temos diversos conteúdos esperando por você!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras