Saiba como montar seu cronograma de estudos  

Para quem está se preparando para concursos públicos ou outras avaliações montar um cronograma de estudos é essencial para conseguir excelentes resultados e atingir os objetivos.

Existem diversos métodos de estudo e organização que podem ajudá-lo, mas é bom ficar atento e escolher a fórmula ideal para você. Neste artigo, traremos algumas dicas para iniciar os seus estudos de forma eficiente. Confira!

Leve em consideração a sua rotina

Para criar um cronograma de estudos perfeito, você precisa analisar como é o seu dia a dia de maneira prudente. Não adianta tentar encaixar um cronograma enorme se você tem pouco tempo livre. 

No cronograma de estudos as atividades diárias devem estar presentes. Então, já adicione as suas tarefas fixas, o tempo que você usa para realizá-las e o deslocamento de ida e volta que você gasta para o cursinho, por exemplo. Também deixe um tempo para imprevistos, por mais que tudo seja organizado, às vezes eles acontecem.

 

Defina os horários

Se você faz cursinho presencial ou assiste às aulas on-line, adicione essas informações no cronograma de estudos. Assim, pode verificar quais os horários são mais adequados para revisar os conteúdos e fazer exercícios.

Estabeleça um horário para pesquisar mais sobre um assunto estudado, consultar outras fontes, ler o capítulo completo no livro. Lembre-se de especificar horários para cada atividade: estudo, anotação, exercícios, aprofundamento e revisão. Deixe tudo devidamente planejado.

 

Separe um único ambiente para estudos

Estudar demanda muito tempo e concentração. Por isso, é ruim estar em um ambiente barulhento, bagunçado ou onde seus materiais não estejam devidamente à disposição.

O ideal é separar um cômodo ou uma mesa, onde seja possível reunir todos os seus materiais, sem interferências. Ao estudar, use o celular e o computador apenas para fazer pesquisas ou assistir às aulas. Mantenha a concentração para o seu desempenho ser o melhor possível.

Saiba dar prioridade às matérias

Na formulação do seu cronograma de estudos, separe as matérias por dia. Inicie por aquelas que você tem mais dificuldade e organize de forma que elas estejam intercaladas com uma que você tenha mais afinidade.

Outra opção é priorizar as disciplinas mais importantes para o concurso público que pretende fazer. Assim você pode se dedicar mais às matérias que valem mais pontos.

Com essas dicas para montar o cronograma de estudos, a jornada para as provas ficará mais fácil e organizada. Aproveite essa oportunidade de engatar de vez nos estudos!

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais. Afinal, o conhecimento merece estar à disposição de todos!

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard