Como deixar seu currículo mais moderno

O currículo é uma ferramenta vital para facilitar a sua seleção em uma entrevista de emprego. Por isso, deve apresentar um conteúdo claro e convincente para chamar a atenção dos recrutadores de forma positiva.

Para ter uma maior empregabilidade é interessante elaborar um currículo mais moderno. Com uma boa apresentação profissional, as chances de se destacar em um processo seletivo aumentam bastante.

Neste artigo, traremos algumas dicas para montar um currículo de acordo com as melhores práticas do mercado. Confira!

Tenha cuidado com a formatação

Utilize fontes limpas e de fácil leitura, que deixem o currículo mais moderno, como Arial ou Times New Roman. Opte por espaçamento de 1,5 entre as linhas e insira espaços entre os parágrafos. Não é necessário utilizar fotos, o importante é destacar as suas qualificações. Se for exigência da empresa, escolha uma imagem profissional e que demonstre seriedade.

Insira apenas dados verdadeiros

Apresente a sua experiência profissional de maneira sincera. Não aumente as responsabilidades assumidas no emprego anterior, nem cite habilidades que você não poderá provar e utilizar no novo trabalho.  A veracidade das informações contidas no currículo será checada e mentiras encontradas nesse documento podem gerar implicações legais e muita dor de cabeça.

Seja objetivo

Seja claro e conciso. Exponha de forma resumida as informações mais relevantes sobre você. Resumir não quer dizer deixar o texto impreciso, o foco é escrever apenas o que importa. Para ajudar, procure citar o mais importante no começo, organize por ordem de relevância para a vaga em questão, favorecendo a compreensão do documento.

Outra dica é trocar os parágrafos extensos por listas em tópicos. Descreva as suas atribuições nos empregos anteriores utilizando esse método que facilita a leitura do recrutador. Colocar a pretensão salarial pode causar uma impressão errada no empregador, insira esse dado apenas se ele for pedido.

Organize as informações

Faça listas das qualificações acadêmicas ou não em ordem cronológica, fazendo observações, desde que sejam relevantes. Um currículo mais moderno exige informações, mas prioriza a rápida leitura.

Liste a partir do emprego mais recente, incluindo suas responsabilidades e o tempo de serviço. É importante não omitir nenhum período, independentemente do motivo. Cite também os cursos e eventos dos quais já participou, desde que tenham relação com a sua carreira.

Não deixe de listar todos os seus canais de contatos (e-mail, redes sociais, telefones fixo, celular e contatos para recado). Mas lembre-se de utilizar suas redes sociais com bom senso, pois nela os recrutadores podem fazer uma pesquisa sobre os seus hábitos e opiniões.

Procure sempre atualizar as informações, porque um currículo mais moderno necessita estar adaptado às tendências do mercado. Se você não tomar esse cuidado, perderá boas oportunidades de trabalho.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard