Governo do Estado do Espírito Santo

Como deixar seu perfil no LinkedIn mais atraente

O LinkedIn é uma das redes sociais mais conhecidas atualmente. Diferente de outras plataformas, o foco é manter relações profissionais, contatos de trabalho e vagas de emprego. É uma forma fácil e rápida para as empresas encontrarem funcionários com potencial.

Em meio a vários candidatos, é necessário se destacar, deixar seu perfil atraente e profissional para chamar atenção dos recrutadores e garantir uma vaga.

Neste artigo, vamos mostrar os itens importantes que seu perfil deve ter e erros que precisam ser evitados. Confira!

Priorize uma área profissional

Deixar suas opções abertas para um emprego em qualquer área não é a melhor opção. Escolha qual profissão quer seguir, faça cursos especializados, leia sobre a profissão e busque as habilidades necessárias para um bom desempenho. Se qualificando em apenas uma profissão, é mais fácil obter um emprego.

Evite erros ortográficos ou gramaticais

Preste muita atenção em sua escrita. Erros ortográficos ou gramaticais passam uma má impressão para quem estiver lendo. Se possuir alguma dúvida relacionada à ortografia, pesquise em dicionários online.  

Use uma conta de e-mail profissional

Nada de e-mail com apelidos, porque não passa credibilidade ao empregador. Opte por usar o nome e o sobrenome. Caso o usuário de correio eletrônico não esteja disponível, insira algum número ou caractere.

Não exagere nas fontes e cores

O que importa no seu currículo são suas informações profissionais, não tente chamar atenção com variedade de cores e fontes. Escolha usar apenas uma fonte, preferencialmente, a Times New Roman, no tamanho 11 ou 12.

Currículos diferentes podem fazer sucesso. Porém, dependendo da vaga a que você está concorrendo, sua criatividade não será levada em conta.

Evite campos em branco

Preencha os campos disponíveis com todas as informações profissionais que você possuir:

- empregos;

- estágios;

- trabalhos voluntários;

- cursos específicos;

 - habilidades em programas.

Fale de suas experiências profissionais em cada empresa, qual seu cargo e as tarefas relevantes que você executava. Seja direto e passe todas as informações de forma simples e completa.

Use arquivo em PDF

Ao enviar um arquivo do seu currículo, opte por colocá-lo em PDF, esse formato é visto na maioria dos computadores de forma parecida. No Word, é possível que o arquivo tenha modificações.

Não coloque informações desnecessárias

O recrutador não está interessado em saber quantos cachorros você tem, qual seu signo, religião, gosto musical ou qualquer outra informação de sua vida pessoal.

O LinkedIn consiste em ser muito mais que um banco de vagas. O profissional que colocar em prática as ideias listadas nesse post, pesquisar sobre os recursos próprios da rede social e sempre se mantiver qualificado, irá alcançar o sucesso rapidamente.  

Tópicos:
Prodest, LinkedIn
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras