Governo do Estado do Espírito Santo

Entrevista de emprego por vídeo: quais são os cuidados necessários?

A tecnologia tem como uma das principais características dinamizar as comunicações. Um bom exemplo é a entrevista de emprego por vídeo. Essa iniciativa faz com que os candidatos a uma vaga não precisem se deslocar até a empresa para participar do processo seletivo.

E, ao evitar problemas de locomoção, as possibilidades de o candidato não participar dessa fase da seleção reduzem consideravelmente.

Neste artigo, destacaremos alguns cuidados que você deve tomar para causar uma boa impressão ao ser entrevistado por vídeo.

Verifique o funcionamento dos equipamentos e da internet

O computador ou o notebook estão com a webcam funcionando adequadamente? Antes de começar a entrevista por vídeo, é válido que tenha essa preocupação. Você também deve ficar atento à qualidade do sinal de internet da sua casa.

Com certeza, será muito ruim se o acesso à web na sua residência ficar indisponível na hora da entrevista. Sem dúvida, você não merece passar por essa situação. Se está inseguro com relação à transmissão da entrevista na sua residência, é indicado fazer essa atividade na casa de um parente ou de um amigo.

Olhe para os entrevistadores com naturalidade

Na entrevista por vídeo, é recomendado que você mantenha o contato visual com os recrutadores. Procure agir com tranquilidade como se estivesse conversando com eles em um ambiente de trabalho tradicional.

Evite, ao máximo, desviar o olhar durante a entrevista. Isso não significa que necessite ficar paralisado ao longo da conversa. Mas sinais de distração podem mostrar desinteresse, o que conta pontos negativos para você.

Priorize um ambiente calmo e organizado

Fazer a entrevista por vídeo pode te proporcionar mais comodidade, pois não precisará sair de casa. Por outro lado, é preciso ter muito cuidado para essa ação não ser prejudicial para a sua imagem.

Se durante a atividade houver ruídos por causa de obras na sua residência ou devido à agitação de crianças nas proximidades, a comunicação com os recrutadores será prejudicada. Essa situação mostra falta de planejamento. Sem dúvida, é melhor ter bom senso na hora de escolher o local para a entrevista.

Mantenha uma postura profissional

Embora seja uma modalidade diferente de entrevista, isso não significa que a seriedade deva ficar em segundo plano. Na verdade, é necessário que você esteja ainda mais atento para não perder o raciocínio por causa das distrações nas proximidades.

Use uma roupa adequada, mantenha o ambiente limpo, adote um vocabulário adequado ao contexto e evite gestos bruscos. Já pensou como o entrevistador vai ficar, caso você apareça deitado na hora de iniciar a conversa?

Com organização e serenidade, é possível obter excelentes resultados na entrevista por vídeo. Basta manter a calma e organizar o local onde será a atividade.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras