Governo do Estado do Espírito Santo

Redes sociais: por que você deve tomar cuidado com o que postar?

As redes sociais são uma excelente alternativa para divulgar ações e interagir com o público-alvo. Hoje, uma organização que não apresenta um perfil no Facebook, por exemplo, está perdendo grandes oportunidades de aumentar a visibilidade dos serviços.

Outro fator importante é que uso inadequado pode causar um grande prejuízo para a imagem de uma instituição. Por isso, é fundamental que os colaboradores sejam orientados a ter uma conduta adequada não apenas no ambiente de trabalho, mas também na internet.

Um exemplo recente de como a falta de bom senso no mundo virtual pode prejudicar uma organização foi um post publicado sobre o curso de formação de agentes penitenciários do Distrito Federal. O conteúdo apresenta um vídeo com uma paródia da música Despacito, cuja letra chama os detentos de “burros” e menciona o uso de armas letais e de gás nas celas.

Compartilhado nas redes sociais, o vídeo teve uma grande repercussão negativa e foi notícia em vários veículos de comunicação em nível nacional. O caso está sendo apurado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF), que poderá punir os servidores responsáveis pela publicação.

Se você quer evitar problemas com o que divulga em uma mídia social, é melhor adotar as seguintes ações:

- não faça críticas sobre a empresa e os colegas de trabalho, mesmo que já tenha saído da organização;

- cuidado com as opiniões ou comentários que você faz sobre diversos assuntos (política, religião, esportes, etc.);

- evite postar fotos, vídeos ou informações que demonstrem uma postura inadequada;

- atenção para não escrever posts com erros ortográficos e linguagem ofensiva;

- faça posts que chamem a atenção dos seus amigos e de outras pessoas de maneira positiva, mas não exagere na exposição; 

- esteja atento para não participar de discussões inúteis e que não te agreguem nenhum valor;

- e analise bem as publicações que você está comentando, compartilhando e curtindo.

Benefícios

Tanto profissionalmente quanto pessoalmente, as redes sociais podem proporcionar vantagens para os usuários. Além de ser um canal para encontrar boas oportunidades de contratação e de qualificação, é viável ampliar o networking e conhecer as principais tendências do mercado de trabalho.

No aspecto pessoal, manter o contato com os parentes e encontrar amigos são algumas das vantagens de ter um perfil em uma mídia social. Com bom senso e sabedoria, é possível evitar problemas, ficar bem informado e se divertir bastante ao publicar, curtir e compartilhar posts.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras