Governo do Estado do Espírito Santo
04/09/2025 11h19

Workshop aborda aplicação de normas de gerenciamento de serviços de TIC pelas gerências técnicas do Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo promoveu, nessa quarta-feira (03), o workshop com o tema “Aplicação das Normas de Gerenciamento dos Serviços de TIC do Prodest”. A atividade foi realizada no auditório e reuniu funcionários da área técnica.

O workshop foi conduzido pelo gerente de Integração do Prodest, Cleufis Pianco. Para explicar melhor o tema do evento, o gerente apresentou como a metodologia ITIL está estruturada na autarquia a partir de quatro pilares: requisição (pedido formal de serviço feito pelo usuário); incidente (qualquer interrupção ou degradação em um serviço); problema (causa-raiz desconhecida relacionada a um ou mais incidentes); e mudança (alteração planejada em um ativo ou serviço que impacta no atendimento).

Cleufis Pianco também utilizou o exemplo do serviço de correio eletrônico para destacar como podem ser estruturados os principais pontos da metodologia ITIL, empregada para o gerenciamento de serviços de TI. Além disso, o gerente abordou como estão inseridos os pilares de requisição, incidente, problema e mudança nas normas de procedimento adotadas na autarquia para atendimento aos órgãos públicos.

“O objetivo desse workshop é nivelar o conhecimento sobre o gerenciamento de serviços de TI no Prodest. É fundamental que possamos internalizar os principais pontos da metodologia ITIL na nossa rotina de trabalho, para prestarmos um atendimento cada vez mais ágil e eficiente”, enfatizou o gerente de Integração do Prodest.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

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