Governo do Estado do Espírito Santo
03/06/2019 11h28

V Semana Estadual de TIC termina com debates sobre tendências da segurança da informação

A necessidade de o setor público e a iniciativa privada terem foco na segurança da informação foi a tônica dos debates desta sexta-feira (31), que marcaram o encerramento da V Semana Estadual de Tecnologia da Informação, realizada no auditório da Findes, em Vitória.

O presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest), Tasso Lugon, iniciou as atividades destacando a riqueza das palestras e discussões do evento. “Com certeza, estamos proporcionando informações valiosas sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD”, acrescentou.

O subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Sandro Heleno Gomes de Souza, disse que o Governo do Estado está com vários projetos ligados à tecnologia, o que reforça o cuidado com a segurança da informação.

A presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Lana Lages, disse que a nova legislação faz com que o setor público e a iniciativa privada tenham mais responsabilidade com o tratamento, acesso e disponibilização das informações dos cidadãos. “Sem dúvida, a LGPD é uma ferramenta que empodera o consumidor”, enfatizou. 

Palestras

A primeira palestra teve como tema “Ciclo de Vida de um Dado com a LGPD” e foi ministrada por Lierte Bourguignon Cardoso Júnior, diretor de Serviços da ISH Tecnologia. Ele apontou que é necessário um acompanhamento jurídico e tecnológico nas instituições para a implantação adequada da nova lei.

“A reputação é muito importante para qualquer organização. A multa é uma penalidade marcante, mas a imagem corporativa tem mais valor. Um bom exemplo foi o que aconteceu com o Facebook”, destacou.

Em seguida, Wladimir Amarante, especialista em segurança da informação, ministrou a palestra com o assunto “Zero Trust: A Era da Desconfiança e Implicações para os Usuários”.  Ele afirmou que a computação em nuvem não é mais uma tendência e sim uma realidade para as instituições públicas e privadas.

“Deve haver muito critério para escolher as aplicações em nuvem para a organização. Empresas e provedores devem ter a responsabilidade compartilhada para garantir o máximo de segurança possível dos dados”, explicou.

Cibersegurança

A terceira palestra do dia apresentou o tema “Privacidade e Cibersegurança em Administração Pública”, que foi ministrada pelo consultor de TI e de segurança da informação, Márcio Antônio da Rocha.

Ele mencionou que a transformação digital está fazendo com que as instituições precisem ter um maior cuidado com os dados corporativos e dos cidadãos. “É necessário que as companhias e o setor público tenham pessoas capacitadas para atender aos requisitos da LGPD”, esclareceu.

Consultor e professor na área de TI, Gilberto Neves Sudré Filho deu a palestra com o assunto “Como Aumentar a sua Segurança no Mundo Digital – o Cenário, a Segurança e os Riscos”. Ele apontou que as pessoas devem estar atentas às informações que inserem na web, porque há uma globalização da insegurança digital.

“Podemos ser vítimas de um ataque virtual com origem em outro continente. Outro aspecto preocupante é que as empresas não estão cuidando das informações das pessoas como deveriam. Exemplos disso são os vazamentos que envolveram o Uber e a Netshoes”, completou.

Processos

O encerramento do evento contou com a mesa redonda, cujo tema era “Projetos, Processos e Segurança”. Participaram o subsecretário de Estado de Gestão na Inovação, Marcelo Calmon Dias, o deputado federal Felipe Rigoni, o subgerente de Projetos do Prodest, Vinicius Gazzoli, o procurador do Estado    Rafael Induzzi Drews e o especialista em tecnologia da informação Eduardo Pinheiro, servidor da Secretaria de Estado de Governo (SEG).

A V Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação teve início na última quinta-feira (30). As apresentações das palestras estarão, em breve, disponíveis no site www.semanatic.prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras