Governo do Estado do Espírito Santo
12/09/2019 09h55

Projeto para teleaudiências na Justiça Estadual tem a participação do Prodest

Foto: Ascom/TJES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está contribuindo para a realização de teleaudiências (audiências de instrução e julgamento realizadas por vídeo). Realizada de forma experimental, essa inciativa está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e já apresenta bons resultados.

O projeto está em fase de testes e prevê um investimento de R$ 7,5 milhões do Governo do Estado. A previsão é que as 35 unidades prisionais capixabas estejam com o sistema implantado até o final de 2019.

As teleaudiências estão sendo viabilizadas graças à parceria do Prodest que, por meio das redes governamentais, interliga o sistema do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) com as unidades prisionais. As salas de teleaudiências também serão instaladas em 15 fóruns do Estado.

No final de agosto, o governador Renato Casagrande, acompanhou do Palácio Anchieta, em Vitória, uma teleaudiência experimental realizada pela juíza Gisele Souza de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de Vitória. Os réus estavam no Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDPV II) com os respectivos advogados.

“As teleaudiências tornarão mais ágil os trabalhos do Poder Judiciário. Além disso, ajudarão a reduzir consideravelmente os gastos com combustíveis. Esse projeto é mais uma prova de que a tecnologia é vital para o aperfeiçoamento da gestão pública”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Informações à imprensa:

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras