O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Espírito Santo (Prodest) participou do desenvolvimento do serviço “Registra Fácil”, do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Pioneira no Brasil, a inovação possibilita que o registro do emplacamento de um veículo novo no Estado seja feito com o mínimo de intervenção humana, o que torna o processo muito mais seguro.
Lançada no final de novembro, a ferramenta permitiu que, em dez dias, aproximadamente 1.300 automóveis já tivessem o emplacamento realizado pelo Registra Fácil. Anteriormente, esse processo era feito em cerca de 48 horas. Com a implantação do novo serviço, esse tempo foi reduzido para segundos, tornando possível o proprietário sair da concessionária com o veículo emplacado no mesmo dia.
Segundo o subgerente de Atendimento ao Cliente do Prodest, Thiago Wotikoski Lourenço, foi necessário integrar o novo serviço ao Acesso Cidadão (recurso de login único do Governo do Estado) para os operadores do Detran|ES terem condições de executar as atividades relacionadas com o Registra Fácil e ao mesmo tempo manter a segurança no controle de acesso à ferramenta.
“Também atuamos para esse novo serviço ser integrado ao sistema da Sefaz, à Base Nacional de Veículos do Denatran e ao Sistema Nacional de Gravames. Dessa forma, contemplamos todos os requisitos solicitados pelo Detran|ES para lançar a ferramenta”, explicou o subgerente.
Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Registra Fácil é mais uma prova de que a inovação pode ser feita de forma estratégica e inteligente pelo setor público. “Sem dúvida, reduzir a burocracia é uma das nossas prioridades. E esse novo serviço do Detran|ES facilita bastante a vida dos proprietários de automóveis”, pontuou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini