31/10/2023 11h23

Prodest viabiliza liberação de mais de R$ 41 milhões do Cartão Reconstrução para famílias no Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) atuou na implementação dos sistemas Cartão Reconstrução, CadÚnico-ES e Pagamento ES.  Com o uso dessas ferramentas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência e Desenvolvimento (Setades) já liberou 13.818 benefícios do Cartão Reconstrução, gerando um investimento superior a R$ 41 milhões, que já contemplou moradores de 20 municípios capixabas.
De acordo com o analista de TI Thiago Ferraz de Castro Dias, do Prodest, a solução CadÚnico-ES possibilita usar as informações da base federal do CadÙnico e filtrar os dados que abrangem o Espírito Santo. Isso permite ao sistema Cartão Reconstrução identificar os beneficiados e enviar o lote de pagamento para solução Pagamento ES, integrada a uma API do Banestes (solução que permite a comunicação entre diferentes sistemas) para pagar os benefícios.
O Cartão Reconstrução é um auxílio pago no valor único de R$ 3 mil. O benefício ajuda as famílias, atingidas pelas fortes chuvas no Estado, a adquirir móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.
Além de residir em municípios afetados pelas chuvas e com situação de emergência ou calamidade pública, homologadas pelo Estado, as famílias devem atender a vários critérios para receber o benefício: ter o cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses; ter renda familiar mensal de até três salários mínimos; ter os danos causados pelas chuvas comprovados pela Defesa Civil Estadual, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) ou pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Setades informa que o período abrangido pela lei do Cartão Reconstrução é válido para as perdas em decorrência das chuvas ocorridas de novembro de 2022 a março de 2023. A lista de beneficiados está disponível no site www.setades.es.gov.br.
“Com muito foco e dedicação, a equipe do Prodest viabilizou o pagamento de um benefício tão importante para famílias em situação de vulnerabilidade social. Isso mostra como contribuímos para o Governo do Estado estar mais conectado com as demandas da população”, enfatizou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.