O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) apresentou, na tarde da última quarta-feira (19), o sistema de monitoramento das soluções hospedadas no Data Center do Estado, central de dados governamentais que fica na sede da autarquia, em Vitória.
No evento, foi explicado o funcionamento da plataforma Grafana que apresenta, numa interface gráfica, informações relativas aos servidores virtuais, ao uso de outros equipamentos hospedados e aos links de dados. A intenção é contribuir para os gestores de TI visualizarem alertas de incidentes de forma mais simples e terem uma atuação mais eficaz na administração dos recursos.
“A ferramenta monitora tudo que está hospedado no Data Center e também as redes corporativas do Governo. Além disso, permite o envio de alertas por e-mail ou pelo Telegram para os clientes”, afirmou o gerente da Gerência de Operações (Geope), Flávio Milanezi.
Ferramentas
Além do sistema de monitoramento, foram abordadas mais duas ferramentas disponibilizadas pelo Prodest para os clientes. Uma delas foi o PWM (www.pwm.es.gov.br), que gerencia as credenciais do AD Corporativo (responsável por dar acesso a recursos do Prodest, como correio eletrônico, Drive.ES, entre outros). O PWM dá autonomia aos órgãos para administrar as senhas dos usuários do AD Corporativo.
Também foi destacado o Autosserviço na ferramenta de Service Desk, que possibilita aos clientes acompanhar e abrir chamados relacionados aos serviços do Prodest. Esse recurso está disponível em www.atendimento.es.gov.br/otrs/customer.pl.
A apresentação contou com a participação do subgerente de Help Desk, Fábio Charpinel, do subgerente de Monitoramento, Mauricio Sarmento Rezende, do analista de TI Wideraldo Patrocínio e do técnico de TI Victor César Tristão Pioto Princisval.
“O contato mais próximo com os clientes é fundamental para melhorarmos os nossos serviços. Esse tipo de evento é uma iniciativa importante para termos uma interação mais eficiente com o público-alvo”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.
Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159