Governo do Estado do Espírito Santo
15/04/2019 09h40

Prodest recebe visita de estudantes de escola estadual da Serra

Estudantes do curso Técnico em Informática, da Escola Estadual Hilda Miranda, na Serra, tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços realizados pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Duas turmas estiveram na autarquia, nos últimos dias 11 (quinta-feira) e 12 (sexta-feira). No auditório, os alunos foram recebidos pelo presidente do Prodest, Tasso Lugon, que destacou os projetos desenvolvidos pela instituição e a trajetória dele no setor de TI. “O setor de tecnologia da informação tem muitas oportunidades de emprego. Com dedicação, vocês vão estar no caminho certo e atingirão os seus objetivos”, afirmou.

Os visitantes também assistiram a um vídeo institucional com informações sobre os serviços prestados, como o Acesso Cidadão – plataforma que permite aos capixabas utilizar diversos serviços digitais do Governo por meio do Login Único.

Outra atividade foi a apresentação dos procedimentos e ações da Gerência de Sistemas da Informação (Gesin), feita pelo analista de TI, Vinicius de Freitas Soares. Ele explicou como o Prodest contribui para a melhoria dos serviços dos órgãos estaduais.

Também destacou iniciativas importantes com a participação do Prodest, como o desenvolvimento do aplicativo ES na Palma da Mão, o sistema de Ouvidoria do Governo do Estado e o site para inscrições no Programa Jovens Valores.

Data Center

Os estudantes estiveram na sala de controle (NOC) do Data Center. Os analistas de TI Charles dos Santos de Jesus e Carlos Roberto Silvério de Freitas, ambos da Gerência de Operações (Geope), mostraram detalhes sobre o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Foram destacados os mecanismos de segurança da sala-cofre, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e a redundância de equipamentos para manter o alto nível de disponibilidade das informações sob a responsabilidade da autarquia.

A estudante Lorrayne Rodrigues avaliou a visita como excelente, porque entendeu, com facilidade, os serviços prestados pelo Prodest. Para a aluna Maria Eduarda Brumana Zanete, conhecer as atividades feitas pela autarquia ajudou a compreender melhor o conteúdo apresentado em sala de aula.

O professor Eduardo Machado afirmou que a visita é importante para os estudantes visualizarem como o curso é fundamental para deixá-los mais preparados para o mercado de trabalho.

As instituições de ensino que desejam visitar o Prodest podem enviar e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa

Eric Lopes Menequini

 (27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras