O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde desta sexta-feira (04), a visita de estudantes do curso de Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro, que fica no município de Jerônimo Monteiro.
Os estudantes, inicialmente, assistiram a um vídeo institucional que detalha a trajetória e os serviços realizados pelo Instituto. Em seguida, acompanharam a apresentação dos trabalhos da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic), feita pelo supervisor de Segurança da Informação do Prodest, Fábio Modenese.
Ele explicou o conceito Devops (iniciativa que integra áreas de desenvolvimento, suporte de TI, entre outras). O supervisor também destacou os serviços de gestão de 250 bancos de dados, a administração de mais de 25 mil contas de correio eletrônico, além dos procedimentos de segurança da informação de sites e sistemas hospedados no Data Center do Estado, situado na sede da autarquia, em Vitória.
Modenese também citou as tecnologias utilizadas pela Geptic na execução dos de serviços, como o Dynatrace (monitoramento), Visual Studio (desenvolvimento) e Zimbra (gestão de contas de correio eletrônico).
Transformação Digital
Na segunda parte da visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as ações da Gerência de Sistemas (Gesit), apresentadas pelo gerente da unidade, Alessandro Frizzera. Ele destacou o Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 620 serviços do Governo do Estado, sendo 333 digitais, 157 parcialmente digitais e 130 presenciais.
Além disso, destacou o Acesso Cidadão, solução de login único que permite o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta viabiliza o uso de 282 sistemas.
Frizzera falou sobre diversas soluções do Prodest voltadas para a transformação digital do Poder Executivo, como o Agenda ES, o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o software Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado.
O gerente também apontou os benefícios do sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual. Outros destaques citados foram os serviços digitais do Detran|ES e o sistema de inscrições para o Programa Jovens Valores.
Data Center
Para finalizar a visita, os estudantes foram à sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Prodest, Eduardo Medeiros Gardioli, e pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Roger Trancozo de Jesus.
Eles detalharam o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e municípios do interior do Estado. Além disso, repassaram informações sobre os serviços de virtualização de servidores, os procedimentos de segurança do Data Center e o provimento de acesso à internet para os órgãos estaduais.
Para o professor Romerson Medina, a visita foi bastante válida para os alunos compreenderem melhor o uso prático dos conteúdos apresentados em sala de aula. “Foi uma oportunidade de entender melhor questões que abrangem temas, como base de dados, programação e mercado de trabalho”, pontuou.
Na avaliação da estudante Karolayne Cunha Barbosa, a visita foi muito interessante porque proporcionou revisar e compreender melhor as explicações dos professores sobre o segmento de TI.
As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br