Governo do Estado do Espírito Santo
28/07/2017 17h51

Prodest recebe estudantes da UVV em visita técnica

Tecnologia, segurança e inovação. Esses foram alguns pontos abordados na visita técnica ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) realizada, na manhã sexta-feira (28), pelos alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade Vila Velha (UVV).

Inicialmente os alunos assistiram ao vídeo institucional que aborda as diversas ações realizadas pelo Prodest. Logo depois, os visitantes foram recebidos na Sala de Controle (NOC) do Data Center do Estado pelo analista de TI Carlos Antônio Silvério de Freitas.

No local, foram repassadas informações voltadas sobre os procedimentos de segurança da central de dados do Poder Executivo, a importância dos geradores, o monitoramento da Rede Metro.ES/Metrovix, que atende a mais de 100 órgãos estaduais com fibra óptica, em Vitória.

O estudante Lanes Rocha ficou surpreso com a estrutura da Sala de Controle e também com os procedimentos de segurança com o Data Center. “Não conhecia esse nível de tecnologia utilizado pelo Prodest. Sem dúvida, a visita agregou mais conhecimento e aprendizagem sobre o segmento de TI”, destacou.

Tecnologia

Na última parte da visita, o subgerente de Projetos, Vinicius Gazzoli, apresentou os principais trabalhos e iniciativas adotadas pela Gerência de Sistemas, como desenvolver e manter sites e sistemas, prestar consultoria e pareceres técnicos aos órgãos estaduais e adoção de linguagens de programação. 

Gazzoli também comentou sobre alguns serviços desenvolvidos, como o Portal do Servidor, o Sistema para Seleções de Designação Temporária, o Sistema de Gestão de Despesas (Siged), o Portal da Transparência e o aplicativo ES na Palma da Mão. 

Na avaliação do estudante Angelo Piumbini, conhecer o Prodest foi bem produtivo, pois não sabia das ações da autarquia para monitorar as informações do Governo. “Adquirir conhecimento sobre nossa área é sempre muito bom. Todas as palestras foram importantes e vão agregar valor aos estudos e contribuir para o meu crescimento profissional”, afirmou.

As instituições de ensino que pretendem conhecer as ações do Prodest podem agendar uma visita técnica pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br

Informações à Imprensa

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7173

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras