Governo do Estado do Espírito Santo
18/12/2023 11h28

Prodest recebe estudantes da Faculdade UCL em visita técnica

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde da última sexta-feira (15), a visita de estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas de Informação; e Engenharia da Computação, da Faculdade UCL.

Os universitários foram recebidos no auditório pela gerente de Recursos Humanos do Prodest, Marisa Carneiro. Ela destacou a oportunidade de estágio no órgão, por meio do Programa Jovens Valores. “Temos um bom ambiente de trabalho para os estagiários se desenvolverem profissionalmente. Também estamos com concurso público previsto para o próximo ano. Sem dúvida, são boas oportunidades de crescimento profissional aqui no Prodest”, pontuou.

Em seguida, foi exibido um vídeo institucional que aborda a trajetória da autarquia e os trabalhos executados para os órgãos públicos no Estado. Depois, houve uma apresentação dos serviços realizados pela Gerência de Suporte (Gesup), realizada pelo subgerente de Internet, Rômulo Pelição.

Ele explicou os procedimentos realizados pela unidade, como a oferta de acesso à internet aos órgãos estaduais, a gestão de correio eletrônico, a gestão de banco de dados e os procedimentos adotados para expandir a segurança da informação de sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede do Prodest, em Vitória.

Pelição também mencionou os serviços de consultoria de análise de riscos. O subgerente ainda detalhou outros procedimentos adotados para proteger as informações hospedadas na autarquia, como cofre de senhas, firewalls, proxy (mecanismo que limita o acesso aos conteúdos na internet), entre outros.

Sistemas e sites

Um dos momentos que mais chamou a atenção dos universitários foi a apresentação dos trabalhos da Gerência de Sistemas (Gesin), feita pelo analista de TI Vinicius de Freitas Soares.

Diversas ações realizadas pela Gesin foram destacadas. Uma delas foi o Conecta Cidadão, plataforma que disponibiliza informações sobre 564 serviços do Governo do Estado, sendo 275 digitais, 147 parcialmente digitais e 142 presenciais.

Também foi apresentado o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta de login único que possibilita o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta tem aproximadamente 2,48 milhões de usuários cadastrados.

A plataforma Agenda ES, o sistema do Cartão Reconstrução e o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs) também foram citados pelo analista durante a atividade. Soares também respondeu às perguntas dos alunos sobre os processos de desenvolvimento do Prodest.

O analista falou da economia proporcionada pelo sistema e-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual. Além disso, mostrou que houve cerca de 99 milhões de visitas aos sites das repartições estaduais nos últimos 12 meses. Desse total, 61% das visitas feitas são por smartphones, 38% por desktop e o restante por tablets.  

Data Center

A parte final da visita envolveu a visita à sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de TI Charles Santos de Jesus, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou os mecanismos para manter o ambiente seguro e as ações de monitoramento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Grande Vitória e municípios do interior.

O analista também apresentou para os estudantes a estrutura do Data Center, composta por sala de telecomunicações, sala-cofre, salas de energia, colocation e geradores.

“A visita técnica proporciona aos alunos fazer um link entre o conteúdo apresentado em sala de aula e a prática no mercado de trabalho. Com certeza, essa parceria com o Prodest é bastante positiva”, afirmou a professora Zirlene Effgen, da Faculdade UCL.

“Conhecer os procedimentos adotados pelo Prodest para a gestão de redes foi muito interessante. Também gostei muito de conhecer o Data Center do Estado”, acrescentou o aluno Thúlio Kuster.

As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras