Governo do Estado do Espírito Santo
21/03/2019 11h32

Prodest realiza Workshop para apresentar principais serviços do Data Center

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) promoveu, na tarde dessa quarta-feira (20), um workshop para detalhar os principais serviços do Data Center do Governo para gestores de TI dos órgãos públicos estaduais.

O subgerente de Software Básico, Ronil Duarte, começou a apresentação destacando a necessidade de formalizar a solicitação de atendimento. “Somente funcionários autorizados podem pedir nossos serviços. Dependendo da demanda, é necessário preencher um formulário específico”, explicou.

Ronil abordou o funcionamento do colocation virtual. Esse serviço consiste na utilização de servidores virtuais em regime de nuvem privada, baseados em plataformas Windows ou Linux, nos moldes de IaaS (Infraestrutura como Serviço). Atualmente existem 585 máquinas operando neste molde no Data Center do Prodest.

Foi também destacado o serviço de Web Hosting, que é uma infraestrutura de hospedagem e publicação de aplicações na internet. Ronil ainda mencionou sobre o correio eletrônico, que tem atualmente mais de 17 mil usuários.

Além disso, foram apresentados outros serviços da autarquia relacionados com o Data Center, como banco de dados, Drive.ES (arquivos na nuvem privada do Governo) e registro de domínio.

A última apresentação do dia foi sobre o novo serviço de filtro de conteúdo (Proxy). O analista de tecnologia da informação Danilo Teixeira, do Prodest, detalhou as características desse recurso. A ferramenta tem como objetivo regular o acesso dos usuários a conteúdos da internet de acordo com as normas e regras de cada órgão público estadual.

Informações à Imprensa:

Informações à Imprensa

Eric Lopes Menequini

Texto: Thaynara Paiva Miranda

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras