Os principais projetos desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) foram apresentados na tarde desta segunda-feira (12). Realizado no auditório da autarquia, o evento contou com a participação dos diretores e abordou as principais iniciativas que já foram entregues e outras que estão em andamento.
Em relação às ações concluídas, foram citadas as seguintes:
- Drive ES (implantação de solução corporativa de compartilhamento e troca de arquivos),
- Anel da Enseada (projeto de fibra óptica que interliga o Ministério Público Estadual e os órgãos do Poder Legislativo e Judiciário ao Data Center do Estado, sediado no Prodest);
- Acesso Cidadão (inclusão de login e senha únicos para acessar os sistemas desenvolvidos pelo Governo do ES);
- Fiscal Cidadão (aplicativo para dispositivos móveis que permite encaminhar para a Ouvidoria-Geral do Estado denúncias com foto, texto e imagem).
Andamento
Com previsão de término para este ano, foram mencionadas as ações abaixo:
- Novo padrão dos sites do Poder Executivo Estadual (cerca de 30 órgãos já aderiram a essa iniciativa);
- Novo Portal da Transparência (a ferramenta vai permitir que o cidadão fiscalize as ações governamentais com mais eficiência);
- ES na Palma da Mão (aplicativo que vai reunir diversos serviços do Governo do ES, fornecendo, inicialmente, informações sobre notícias e eventos do Poder Executivo, consulta ao Diário Oficial, alerta do Corpo de Bombeiros e dados sobre a pontuação na CNH);
- Portal de Filas (a ferramenta vai possibilitar que os pacientes acompanhem a posição em que estão na fila para fazer consultas e exames na rede estadual de Saúde).
Outras ações
Também foram destacadas outras ações que deverão ser efetivadas em breve. Uma delas é a revisão do planejamento estratégico que será feito em parceria com o Gartner e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Outra iniciativa prevista é implantação da Rede Metro-Gvix, que terá 491 pontos de fibra óptica e vai abranger órgãos públicos de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra.
Na avaliação do presidente do Prodest, Renzo Colnago, a reunião foi interessante para mostrar aos funcionários como a autarquia está trabalhando para melhorar a administração pública no ES. “Temos muitos projetos relevantes. Também gostaria de destacar o processo administrativo eletrônico que, futuramente, vai diminuir consideravelmente o uso de papel nos órgãos”, enfatizou.