O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o Portal SUS. A ferramenta foi apresentada, na manhã da última segunda-feira (22), no Palácio Anchieta.
Pelo site, os cidadãos têm acesso ao histórico de consultas e exames solicitados na rede estadual de saúde. Além disso, é possível conferir o andamento destas solicitações, com a informação atualizada dos atendimentos feitos ou a realizar.
Para entrar no Portal SUS, é necessário inserir o número do Cartão Nacional de Saúde e as letras da imagem que aparecem para fazer o login. Na página principal, aparece a aba Consultas e Exames.
Nela, são exibidas a data de solicitação do município ao Estado, o número do Cartão do SUS e o histórico de atendimentos com o número da solicitação, indicação do procedimento, a unidade solicitante (origem), a data de entrada do pedido no sistema e a situação. Os pedidos de consulta e exames são feitos apenas pelos médicos nas unidades de Saúde.
Transparência
Na avaliação do presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o Porta SUS é um instrumento para aumentar a transparência na administração pública. “Agora, o cidadão pode acompanhar a solicitação de consultas e exames na rede estadual de saúde. Sem dúvida, é um avanço importante que a TI está propiciando ao cidadão”, afirmou.
No Prodest, os trabalhos para o desenvolvimento do Portal SUS tiveram a participação da Gesin. Para conhecer melhor o funcionamento do Portal SUS, assista ao vídeo disponível neste link.
Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini / Prodest
(27) 3636-7173
comunicacao@prodest.es.gov.br