Governo do Estado do Espírito Santo
24/09/2021 10h01

Prodest participa do desenvolvimento do Painel de Crimes Contra o Patrimônio

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Painel de Crimes contra o Patrimônio, que integra o registro de ocorrências na medida em que elas ocorrem, com foco em mais transparência e agilidade no acesso aos dados.

Para isso ser possível, a ferramenta conta com o recurso de Business Intelligence (BI), adotado por analistas do Prodest para a criação de soluções que ajudam na análise de informações. O Painel Crimes Contra o Patrimônio é organizado para consulta por bairros e municípios, com informações detalhadas sobre os tipos de incidentes e locais de ocorrência.

Essa iniciativa é feita preservando os dados pessoais das vítimas. Também são disponibilizadas informações sobre os objetos roubados, além da data e horário do fato ocorrido.  O Painel consiste em uma base única de dados e integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Além disso, permite um uso amplo de informações sobre segurança pública por gestores, pesquisadores e outros segmentos sociais em virtude do alto nível de transparência e disponibilidade dos dados.

Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Painel é resultado de um trabalho conjunto que propicia o uso estratégico das informações para um combate mais efetivo à criminalidade no Estado. “Não há dúvidas de que a tecnologia é peça-chave para melhorar os serviços públicos em todas as áreas. Com certeza, estamos com mais uma solução para oferecer à sociedade, de forma transparente, informações de qualidade”, enfatizou.

O Painel Crimes Contra o Patrimônio está disponível em https://sesp.es.gov.br/ (aba “Estatísticas”) ou em http://ijsn.es.gov.br/observatorio-da-seguranca-cidada/paineis-de-indicadores/crimes-contra-o-patrimonio.

Informações à imprensa:

 Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras