Governo do Estado do Espírito Santo
10/07/2019 14h25

Prodest participa do desenvolvimento do Observatório Digital da Socioeducação no ES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo (Iases), desenvolveu a ferramenta de Business Intelligence (BI), intitulada “Observatório Digital da Socioeducação”.

O sistema permite que os dados da socioeducação do Estado estejam disponíveis no site do Iases. E possibilita consultar o histórico e os dados atualizados sobre o quantitativo de adolescentes acautelados, além de mapear os atos infracionais por município e por todo o Estado.

Pioneira na administração pública, a plataforma apresenta oito filtros de pesquisa: residência, comarca, idade, motivo do ingresso no sistema socioeducativo, raça/cor, sexo, escolaridade e data.

O software propicia coletar, armazenar e analisar dados da socioeducação no Espírito Santo. A partir do cruzamento e interpretação do banco de dados, são obtidas informações estatísticas para viabilizar uma atuação inteligente e direcionada do Iases e do Governo do Estado em diversas ações sociais.

“Com certeza, essa ferramenta contribui para a tecnologia da informação exercer um papel mais importante nas estratégias governamentais. A meta do Prodest é tornar o setor público seja mais ágil, eficiente e transparente”, enfatizou o diretor-presidente do Prodest, Tasso Lugon.

A plataforma foi lançada no último dia 05, em evento que reuniu representantes de vários órgãos estaduais, como a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, e a diretora técnica do Prodest, Marcianne Ribeiro Antunes Lima.

Informações à imprensa:

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Iases

Carolina Alvarenga

(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras