09/11/2017 11h45

Prodest participa de evento sobre inovação e novas tecnologias

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) participou, na manhã desta quarta-feira (08), do 1º Evento de Inovação e Novas Tecnologias promovido pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).

A atividade está sendo realizada no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-ES) e termina na próxima sexta-feira (10). O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, ministrou uma palestra com o tema “Inovação – Desafios do Setor Público”.

Ele destacou as transformações que a tecnologia da informação pode provocar na sociedade e no mercado de trabalho por meio de recursos, como a Internet das Coisas (IoT), a computação em nuvem (armazenamento e acesso a dados em qualquer lugar com acesso à internet), a realidade virtual, a big data (ferramenta para analisar vários dados de diversas fontes) e a inteligência artificial.

Coutinho também explicou como iniciativas realizadas pelo Prodest podem contribuir para a melhoria dos serviços públicos, como a gestão do Data Center do Estado, a expansão da Rede Metro.ES e a implantação de uma fábrica de software.

“Para promover a inovação no setor público, é necessário ter planejamento e foco em resultados. Além disso, respeitar a legislação e agir com transparência é crucial para o bom andamento das ações”, enfatizou o presidente do Prodest.

Eric Lopes Menequini / Prodest