Governo do Estado do Espírito Santo
31/03/2023 13h09

Prodest participa de evento sobre inovação e Cidades Inteligentes

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) participará do Inova ES, primeira feira ligada ao Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras. O evento será nas próximas terça-feira (04) e quarta-feira (05), no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, e está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O Prodest contará com um estande no Inova ES, em que vai apresentar iniciativas feitas pela autarquia para facilitar a consolidação das Cidades Inteligentes no Estado. Uma delas é a expansão da rede de fibra óptica governamental, que está sendo ampliada para 30 municípios do interior, em todas as regiões do Espírito Santo.

Essa estrutura já contempla todos os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), fazendo com que hospitais, delegacias, Ciretrans e outras repartições estaduais tenham acesso à Internet de alta velocidade. No Inova ES, o Prodest também vai expor os serviços prestados pelo Data Center do Estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória. Esse ambiente é responsável por hospedar e disponibilizar informações dos órgãos estaduais e de sistemas corporativos com elevado grau de segurança.

“A rede de fibra óptica do Governo e o Data Center são dois pilares importantes para viabilizar as Cidades Inteligentes. Afinal, ambos têm um grande impacto no fluxo de informações que contribuem para tornar os serviços digitais mais eficientes e capazes de melhorar a qualidade de vida do cidadão”, enfatizou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

O Inova ES terá a participação de palestrantes renomados no tema e de diversas startups e instituições que oferecem programas para o desenvolvimento dos municípios. Também haverá palestras apresentadas por profissionais da área de tecnologia, inovação e planejamento. Na terça-feira (04), as atividades serão das 09h às 18h, e na quarta-feira (05), das 09h às 17h.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu de Faria

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras