Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2019 10h10

Prodest participa de desenvolvimento de painel com dados sobre segurança pública no ES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contribuiu para o lançamento do painel interativo com indicadores relacionados ao Observatório da Segurança Cidadã.  A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Denominada de BI da Segurança Cidadã, a ferramenta tem informações sobre homicídios dolosos, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte, mortes em confronto com a polícia e mortes no trânsito.

O software apresenta um formato dinâmico e interativo, além de permitir filtrar as ocorrências por ano, o tipo de incidente, o município e a quantidade de vítimas. Os dados são apresentados ainda em formatos diferentes, com ranking, mapa, entre outros itens.

Para a ferramenta ser implantada, o Prodest realizou a extração e a transformação dos dados, aplicando as técnicas de BI - Business Intelligence. A autarquia também é responsável por hospedar as informações do painel, que ficam no Data Center do Estado.

Esse trabalho possibilitou que o Instituto Jones dos Santos Neves e a Sesp tivessem condições de criar os indicadores relativos à segurança pública no Estado.

“Contribuir para esses dados estarem disponíveis de forma clara mostra que estamos no rumo certo para aproximar a administração pública da população”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras