29/11/2023 11h15

Prodest participa de apresentação do sistema e-Docs para gestores municipais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) participou, nessa terça-feira (28), do 28º Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad), realizado no Century Plaza Hotel, na Praia de Camburi, em Vitória.

A autarquia prestou apoio à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) para a apresentação do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs), desenvolvido pelo Prodest em conjunto com diversos órgãos estaduais.

No encontro,  o gerente de Processos e Projetos da Secretaria, Cláudio Paiva, e o analista do Executivo, Wagner Gaspar, expuseram o funcionamento e os benefícios do e-Docs para os gestores municipais.

“Fazem parte das vantagens do e-Docs a acessibilidade, a agilidade, a economia, a sustentabilidade, a rastreabilidade e a redução da produção de documentos em papel. Nos últimos 12 meses, o Governo deixou de usar mais de 85 mil resmas de papel, o que representa uma economia de aproximadamente R$ 1,7 milhão”, pontuou o gerente.

Os gestores municipais também foram informados sobre os pré-requisitos e ações necessárias para adesão ao uso do sistema. O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, ressaltou que o Governo concederá suporte técnico aos municípios, para apoiá-los na implantação do e-Docs. "A Seger promoverá treinamentos e terá uma equipe à disposição para atender os pontos focais das prefeituras, buscando soluções para os desafios que surgirem", disse.

O presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, esteve presente no evento e destacou os benefícios da utilização do e-Docs para as prefeituras. “A Administração Pública precisa ter mais agilidade e eficiência para prestar um melhor atendimento ao cidadão. O uso do e-Docs nos municípios é uma medida que vai ao encontro dessa premissa”, enfatizou.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seger