Governo do Estado do Espírito Santo
29/11/2022 10h15 - Atualizado em 29/11/2022 10h52

Prodest moderniza solução que facilita armazenamento de documentos digitais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) modernizou os procedimentos para armazenar documentos digitais com a contratação de suporte técnico para o MinIO, ferramenta que funciona como um repositório web para arquivos.

A medida permite a ativação de mais recursos da ferramenta e possibilita ao Prodest disponibilizar o armazenamento de objetos (documentos digitais) como um serviço para os demais órgãos, graças à melhoria no gerenciamento da nova estrutura em cluster do MinIO.

Essa solução tem sido muito importante, desde 2018, para o gerenciamento dos arquivos eletrônicos inseridos no sistema e-Docs (responsável pelo trâmite digital de documentos e processos no Poder Executivo Estadual).

O Minio também tem contribuído para armazenar contratos de veículos e documentos assinados de intenção de venda, disponíveis no sistema Detrannet. Além disso, possibilita o download de versões públicas de mapas e de outros dados georreferenciados contidos no Geobases.

“Trata-se de um recurso que proporciona segurança e escalabilidade para o armazenamento de arquivos pequenos que não precisam ficar em um banco de dados. Investir nessa solução é crucial para os nossos serviços serem mais dinâmicos e contemplarem as demandas dos órgãos estaduais de maneira mais ágil e eficiente”, afirmou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras