Governo do Estado do Espírito Santo
13/05/2022 13h05

Prodest integra parceria entre instituições nacionais de TI do Brasil e da Estônia

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) será um dos beneficiados do acordo firmado entre a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e a ITL – entidade estoniana cujo foco é unir empresas de Tecnologia da Informação (TI) e de Telecomunicações para promover o desenvolvimento digital.

A parceria consiste em um memorando de intenções que vai promover o estreitamento na relação entre a Abep-TIC e a ITL. Para atingir esse objetivo, serão realizadas ações para compartilhar o conhecimento de governança digital, com foco em facilitar a comunicação dos órgãos públicos de TI brasileiros com o governo e empresas privadas estonianas.

Localizada na Europa, a Estônia é uma referência internacional em governo digital. A grande maioria dos serviços públicos pode ser realizada de maneira on-line, com exceção de atividades que requisitam a presença física, como divórcio e transferência de imóvel. Os cidadãos ainda podem acessar mais de 500 serviços gratuitos por meio de uma identidade digital.

“Com certeza, é uma parceria que pode proporcionar um avanço nos serviços públicos digitais no Brasil. A Estônia tem se tornado um grande exemplo de como é possível digitalizar a sociedade de forma estratégica e eficaz. Com o compartilhamento de tecnologia e de conhecimentos em cyber segurança, teremos um cenário mais favorável para aperfeiçoar o atendimento on-line ao cidadão. O Governo do Estado já tem ações importantes nesse sentido, mas é preciso aperfeiçoar para  implementar alternativas de forma mais efetiva para a população”, pontuou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini/ Nicholas Abreu
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras