24/10/2017 16h46 - Atualizado em 25/10/2017 17h36

Prodest começa licitação para aperfeiçoar serviços do Data Center do ES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) abriu um processo licitatório para a instalação de módulos relativos a equipamentos do Data Center do Estado. A licitação será na modalidade pregão eletrônico – tipo menor preço.

Também serão contratados os serviços de suporte sob demanda e os de garantia e renovação dos módulos. A previsão é que o investimento seja de R$ 1,79 milhão para promover as melhorias na central de dados do Governo do Estado.

Para o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o processo licitatório é importante para aperfeiçoar a qualidade dos serviços de TI prestados aos órgãos estaduais. “Com equipamentos mais modernos, teremos mais condições de manter o elevado nível de disponibilidade dos dados de nossos clientes”, enfatizou.

A abertura das propostas será realizada no próximo dia 06, com início às 10 horas. As dúvidas sobre a licitação podem ser encaminhadas para o e-mail pregao@prodest.es.gov.br.

Data Center

Inaugurado em outubro de 2010, o Data Center do ES se caracteriza por ser uma referência no setor público de tecnologia da informação. O ambiente é responsável por hospedar informações das secretarias estaduais e de sistemas importantes para o Poder Executivo Estadual, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

O local ainda possui um alto nível de segurança da informação. Uma prova disso é a sala cofre de 159 m², que tem mecanismos de combate a incêndio, a vandalismo e a inundações. Outro ponto positivo é a presença de dois geradores que garantem o funcionamento do Data Center, mesmo que haja falta de energia por um longo período.

Eric Lopes Menequini / Prodest